sexta-feira, 14 de maio de 2010

Turismo de Timor na Região para obter referências

Ministro da tutela chegou ontem acompanhado da embaixadora e empresários








O ministro timorense do Turismo, Comércio e Indústria de Timor Leste, Gil Alves, encontra-se na Região para uma visita de dois dias. «É uma viagem que há muito estava planeada», começou por confessar o governante aos jornalistas, à chegada ao Aeroporto, justificando que a Madeira «é uma referência principal no turismo», com algumas semelhanças a Timor, em termos geológicos, nomeadamente, a montanha.
Contudo, as infraestruturas que suportam a indústria do turismo são um dos motivos de interesse desta comitiva, que integra a embaixadora de Timor em Lisboa, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor e ainda 10 empresários timorenses. «Nós sempre tivémos uma ideia de que a Madeira, enquanto parte integrante de Portugal, é também uma irmã de Timor, apesar de estarmos muito para além do horizonte. Sempre tivémos a Madeira e Portugal como parte da família e é importante que tenhamos, aqui, uma referência para desenvolvermos o nosso país que só há oito anos começou a obter de novo a sua independência», disse o mesmo responsável.
Questionado sobre o encontro que manteve durante a tarde de ontem com a direcção da ASSICOM, Gil Alves disse que é vital, já que uma das prioridades do Governo de Timor passa por desenvolver o sector privado. Neste âmbito, esta reunião pode ser uma referência para que os empresários possam abrir novos horizontes. «Para o governo, será também importante para obteremos pilares para desenvolver a economia do país. E concerteza que vamos aprender e ouvir mais do que falar. A Madeira desenvolveu-se ao longo de muitos anos e nós queremos tomar como referência a experiência que por aqui se passou, para que possamos fazer algo bem planeado e mais eficaz dos nossos recursos que, por não serem muitos, têm de ser bem usados para poder reverter em outras fontes de receitas para o país», complementou o mesmo responsável.
Neste momento, Timor Leste vive muito do turismo de praia, mas tem também a montanha, estando o governo interessado em desenvolver um turismo dedicado a quem procura um tempo e sossego. «Basicamente, a nossa política assenta mais no desenvolvimento do eco-turismo, mas apostando na diferenciação. Como somos um país do oriente e inseridos numa zona muito próxima de outras turísticas já muito famosas, como Bali, Malásia ou a Austrália, a nossa força será na diferença. O que queremos desenvolver em Timor é um turismo que tenha os valores orientais mas combinados com os valores latinos. Por causa da nossa história e da cultura que proveio da longa influência portuguesa em Timor», prosseguiu o ministro timorense.
A comitiva está hoje e amanhã na Madeira, mas depois parte para Santarém onde participa num encontro com empresários portugueses (cerca de 70) interessados em investir em Timor, sendo que a marca do Grupo Pestana atrai e muito a atenção destes responsáveis.

Encontros oficiais marcam agenda do dia de hoje

O ministro timorense tem uma agenda cheia nesta visita oficial à Região. Ontem, depois dos contactos com a SDM e empresários, Gil Alves e demais comitiva timorense participam hoje, pelas 10 horas, num briefing que contará com as presenças da directora regional do Turismo, Raquel França, a directora executiva da Associação de Promoção da Madeira, Kátia Carvalho, o presidente dos Portos da Madeira, Bruno Freitas e director executivo dos Aeroportos da Madeira, Duarte Ferreira. O encontro decorre na Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Pelas 11 horas, visitam a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e às 12:30 horas almoçam neste local com a secretária regional do Turismo e Transportes e o secretário regional da Educação.
Para as 14:30 horas está previsto o encontro com o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, na Quinta Vigia.
Pelas 15:15 horas, encontro com o reitor da Universidade da Madeira, na reitoria da UMa, seguido de uma visita às instalações do Campus da Penteada. Às 16:30 horas, haverá encontro com o representante da República para a Região, Monteiro Diniz, no Palácio de São Lourenço.
A visita termina com um encontro, pelas 17:30 horas, com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Mendonça. O regresso a Lisboa está marcado para as 21 horas.


Ministro do Turismo, Comércio e Indústria foi conhecer a Zona Franca
Timor anseia cooperação com privados




O ministro do Turismo, Comércio e Indústria de Timor Lorosae, Gil Alves chegou, ontem, à Madeira, para uma visita de dois dias e mostrou-se satisfeito com o que viu.
Gil Alves, que se fez acompanhar por uma comitiva onde se destaca a embaixadora de Timor-Leste em Lisboa e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria daquele país, reuniu na parte da tarde com a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), na Zona Franca Industrial do Caniçal.
Com esta visita pretende ficar a conhecer melhor a realidade madeirense para depois aplicar os bons exemplos naquele país, em prol do seu desenvolvimento.
“A Madeira é um exemplo de sucesso e de desenvolvimento em vários aspectos”, que “não apenas o Turismo”, disse aos jornalistas, após o “briefing” proporcionado pelo presidente da SDM, Francisco Costa.
Gil Alves sublinhou que a Região “é uma das referências” na qual se vai basear para desenvolver o seu país e que, por isso, espera que “possamos ter um entendimento”.
O ministro timorense anseia por uma “cooperação entre o sector privado timorense e o sector privado da Madeira”, através do aproveitamento das potências de cada região.
Gil Alves adiantou que “há boas oportunidades de investimento em Timor Leste” em áreas como a exploração mineral e ao nível dos sectores turístico, comércio e indústria.
Considerou que “o povo madeirense é muito trabalhador” e confessou que desde criança sabe trotear a letra que fala que a Madeira é um jardim.






Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos