segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pontinha em data histórica



Gare Marítima do Porto do Funchal a inaugurar hoje é o maior investimento da história, pois custo supera os gastos tidos com a construção da Pontinha
Data: 31-05-2010

Duzentos e cinquenta e quatro anos depois de estabelecida a exploração do Porto do Funchal, por Carta Régia emanada por D. José I de Portugal, na qual se dava 'luz verde' para o início das obras de construção de um porto de abrigo, a Pontinha vive uma data histórica.

A inauguração da Gare Marítima traduz o maior investimento realizado na principal porta de entrada da Região, circunstância que marcam não só uma nova visão do investimento, como as exigência de um mercado competitivo em que cada porto procura oferecer as melhores condições.

De acordo com os elementos recolhidos pelo DIÁRIO, o primeiro cais de embarque do Funchal surgiu com a ligação ao ilhéu do Forte de São José. Só em 1890 o ilhéu do Forte de Nossa Senhora da Conceição foi ligado à primeira fase, aumentando, desta forma, a área de acostagem. Curiosamente, esta foi uma obra parcialmente destruída por temporais imediatamente a seguir à sua finalização, o que obrigou a novas intervenções de reconstrução.

Em 1913 foi criada a Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal, porque o cais até ao Forte de Nossa Senhora da Conceição e os acessos viários entre a Pontinha e a Alfândega do Funchal, tornavam premente a necessidade de criação de um organismo gestor da área portuária.

Em 1939 foi aumentado em 317 metros o cais de acostagem do Porto do Funchal e em 1955 foi concluída a construção de um cais próximo aos cais do Carvão, que seria designado de Cais Regional, onde passaram a atracar os 'carreireiros' para o Porto Santo.

Em 1953 tinha já sido elaborado um projecto de ampliação do Porto do Funchal, que consistiria no alargamento do cais em todo o seu comprimento e no seu prolongamento em mais 457 metros. O custo total desta obra rondou os 350.000 contos. Quando a obra estava praticamente concluída, verificou-se que sobravam cerca de 30 mil contos, verba essa que foi utilizada para aumentar o cais em mais 30 metros.

Ampliação por 1,7 milhões

Aquela que foi a maior obra realizada no Porto do Funchal custou, a preços constantes, 1,7 milhões de euros. Anos depois, a ampliação do terminal Norte ficou por 872 mil euros, com a particularidade do terreno ter sido adquirido por 30 contos ao metro quadrado.

As contas feitas pelo DIÁRIO, a partir da consulta de vários documentos oficiais, permite concluir que a construção do Porto do Funchal terá custado menos de 3 milhões de euros.

Meio século depois da construção do molhe principal da Pontinha , a edificação da Gare Marítima traduz o maior investimento feito no Porto do Funchal, já que o seu custo (12,8 milhões de euros) é superior a todo o dinheiro gasto ao longo de mais de dois séculos na construção e ampliação do Porto do Funchal.

Com base na tese de doutoramento desenvolvida pelo madeirense João Figueira de Sousa - professor catedrático que hoje desempenha as funções de Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes - refira-se que mais de 20 milhões de passageiros já passaram pelo Porto do Funchal, tendo o seu cais servido de abrigo a 117 mil navios.

PASSAGEIROS
19.990.001

Entre 1897 e 2009 passaram pelo Porto do Funchal mais de 19,9 milhões de passageiros, com a particularidade de 6,3 milhões terem aportado na Região a bordo de um paquete. Outros 168 mil navegaram de e para o continente entre 1967 e 1975.

ESCALAS DE NAVIOS
117.961

Nos últimos 112 anos os registos da actividade do Porto do Funchal referem a escala de 117.961 navios, com a curiosidade de apenas 9.460 serem de paquetes, incluindo-se neste os navios de passageiros nas ligações regulares.

MADEIRA-PORTO SANTO
4.505.036

No período entre 1977 e o final do ano passado tinham viajado entre os portos do Funchal e do Porto Santo 4,5 milhões de passageiros. Calcula-se que outros 250 mil passageiros fizeram a viagem nos históricos 'carreireiros'.

LIGAÇÕES CANÁRIAS E PORTIMÃO
77.368

O início das viagens regulares com Canárias em 2006 permitiu à Naviera Armas transportar, desde então, 37.625 passageiros, para nos anos de 2008 e 2009 garantir a viagem a 39.743 passageiros entre os portos do Funchal e de Portimão.

Obra de dois séculos1756 - Por Carta Regia de D. José, dá-se início aos estudos para a obra de construção da ligação até ao Ilhéu de São José, que seria concluída em 1762.

1874 - Construção do primeiro cais comercial e estrada de 320 metros de acesso ao porto, obra concluída quatro anos depois (1878).

1885 - Adjudicação da obra de construção do cais até o ilhéu de Nossa Senhora da Conceição, que fica concluída cinco anos depois (1890).

1918 - A 20 de Dezembro é apresentado o projecto de construção do Porto do Funchal, que seria rejeitado pelo Conselho Superior de Obras Públicas.

1923 - Empresa britânica Fumasil apresenta proposta mas a falta de dinheiro e sucessivas contestações anulam o concurso.

1934 - É assinado o contrato de adjudicação da obra de ampliação da Pontinha em 317 metros, obra que é executada nos três anos seguintes.

1955 - É adjudicada obra de prolongamento do porto- mais 457 metros de cais - e construção do Cais Regional, obra que termina em 1961.

1982 - É inaugurada a 4 de Abril a Marina do Funchal, a primeira construída na Região e que permitia 150 postos de amarração para iates.

1982 - Inauguração do Terminal Norte para contentores, com um cais de 455 metros, bem como de um porto e entreposto de pesca.

2010 - A 31 de Maio é inaugurada a Gare Marítima do Porto do Funchal, obra orçada em 12,8 milhões de euros, co-financiada pela União Europeia.



DN Madeira

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