sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festival do Atlântico nos dias 5, 12, 19 e 26 de Junho

Fogo-de-artifício só com empresas nacionais






O Festival do Atlântico é apresentado hoje em conferência de imprensa por Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes. No entanto, o evento, que associa a animação à cultura, já foi colocado por estes dias no site oficial do Turismo.
Em termos concretos, o evento integra três componentes artísticas: o Festival de música da Madeira, o Concurso nacional de fogo-de-artifício e a actuação de bandas filarmónicas, no centro do Funchal.
Numa primeira análise ao programa, vemos mexidas no figurino dos espectáculos de pirotecnia. Não que vão deixar de deitar foguetes mas antes porque este ano a representação dos países dá lugar a empresas nacionais, que apresentarão diversas temáticas.
O concurso internacional de fogo-de-artifício decorre durante todos os sábados do mês de Junho, através de quatro espectáculos de fogo-de-artifício conjugados com a música.
Assim, para este ano, segundo o programa que consta da referida página do Turismo da Madeira, o Festival do Atlântico começa na sexta-feira, dia quatro de Junho, com a inauguração, pelas 18 horas, de uma exposição no Espaço Infoarte da Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Mostra a evolução da marca turística do destino Madeira, desde a “Pérola do Atlântico” até ao actual “body. mind.Madeira”.
Neste mesmo dia começa o 31º Festival de Música da Madeira, da responsabilidade da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, com um concerto pelas 21.30 horas na Igreja do Colégio, por Gli Incogniti.

O primeiro espectáculo
“Madeira nome de flor”


No dia seguinte é a vez do primeiro fogo-de-artifício que, tal como nos sábados seguintes será no molhe exterior do Porto do Funchal e sempre às 22.30 horas. O espectáculo piromusical terá como tema “Emoções de Cores e Luz”, e é da responsabilidade da Empresa Pirotecnia Minhota.
No sábado seguinte, dia 12, terá como tema “Magia no Ar”, e será da responsabilidade da Empresa HC & Filhos, Lda.
A 19 de Junho, o espectáculo terá como tema “Madeira, nome de flor” e será uma produção da Empresa Luso Pirotecnia.
Finalmente, no dia 26, terá como tema “Encantos”, e será da responsabilidade da Empresa Macedos Pirotecnia, Lda.
Em relação ao Festival de Música da Madeira terá os seguintes momentos.
No dia 5, pelas 18 horas, concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelo Ensemble XXI. E, das 21 às 22 horas e das 23 às 0.30 horas, está marcado o espectáculo musical de início de Verão, à entrada do cais da cidade, pela Orquestra Ligeira da Madeira, evento que volta a acontecer nos sábados seguintes.
No dia 6, pelas 17 horas, haverá Bailado Maiorca sobre 24 prelúdios de Chopin, noCentro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta, pela Companhia Paulo Ribeiro, com colaboração de Pedro Burmester.
No dia 7, pelas 21.30 horas haverá Concerto de piano no Teatro Municipal Baltazar Dias, por Pedro Burmester.
No dia 8, pelas 21.30 horas, haverá Concerto de órgão na Igreja do Colégio, por Gustav Leonhardt.
No dia 9, pelas 21.30 horas, haverá Concerto na Igreja e Convento de Santa Clara, pelo Ligeriana.
No dia 10, pelas 21.30 horas, haverá Concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, por Daud Khan Ensemble.
No dia 11, pelas 21.30 horas, haverá Concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelo Vienna Mozart Trio.
No dia 12, pelas 18 horas, haverá Concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelo Quinteto Drumond de Vasconcelos.
No dia 13, pelas 17 horas, haverá o bailado “Electra” no Centro das Artes - Casa das Mudas, pela Companhia Olga Roriz.
Entre os dias 14 e 26, está agendado o “Classic Motor Show”, com uma mostra do automóvel antigo e clássico nas placas centrais da Avenida Arriaga da Sé Catedral até ao Teatro Municipal assim como uma mostra de motas antigas e clássicas no Largo da Restauração.
Entre as 16 e 21 horas do dia 14 haverá ainda tempo para a actuação de bandaa filarmónicas.
Para o dia 18 está marcada a abertura dos Altares de São João, com animação. Prolongam-se até 26 de Junho na Rua da Figueira Preta, Rua da Conceição, Travessa dos Reis, Praça do Carmo e Rua da Cooperativa.
A 23 de Junho, pelas 21 horas, será a vez das Marchas de São João, cujo percurso para a cidade do Funchal será Igreja de São Pedro, Rua das Pretas, Rua da Carreira e Rua de São João.
De 23 a25 de Junho irá decorrer a 23ª Volta à Madeira - Classic Rally 2010.
No dia 21, entre as 16 e as 21 horas, haverá actuação de banda filarmónica na baixa citadina. As festas encerram a 26.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos