Estabilização de atletas serve de base de estudo
Desde a época 2005/06 que a Demografia Federada na Região estabilizou nos 16.000 atletas. Em 2008/09, a Madeira teve 16.593 federados, menos 301 relativamente à época anterior de acordo com os indicadores de desenvolvimento/ crescimento desportivo ontem à tarde avançados, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal, pelo Instituto do Desporto (IDRAM).
Na temporada de 2008/09, a Madeira teve 16.593 atletas federados, dos quais 12.100 do sexo masculino (72,9%) e os restantes 4.493 do sexo feminino, sendo que o Futebol envolveu 3.521 atletas (ou seja 21,3% dos praticantes). O CS Marítimo com 14 modalidades desportivas destacou-se, seguido do GD Estreito (11), para um total de 55 desportos, repartidos por 25 associações e 180 clubes. Nestes últimos, 57 estão filiados na Associação de Futebol e 36 na Associação de Bilhar. De acordo com os dados estiveram ao exercício 831 técnicos, 15 por modalidade e oito dos quais integraram as respectivas selecções nacionais. Ao nível dos árbitros/juízes o número era de 763, 18 internacionais e 108 com o estatuto nacional. O Funchal, com mais de 8.000 atletas federados, representou 52,7% do global, detendo 51 das 55 modalidades desportivas praticadas. No período em questão, 213 elementos estiveram em representações nacionais por equipas, em 22 modalidades. Foram obtidos 263 títulos nacionais, nove a nível colectivo e 254 individual. Ao mesmo tempo, 12 equipas estiveram nas competições europeias, de seis modalidades e em representação de nove colectividades. Em 2008/09 estavam na Madeira 258 atletas não regionais, de 31 nacionalidades, sendo o Futebol, com 152 elementos, a modalidade que mais elementos abrangeu, seguido pelo Ténis-de-Mesa e Basquetebol, com 22. Quanto ao Regime de Alto Rendmento estavam envolvidos 26 atletas. Noutro capítulo, a Madeira teve 95 elementos internacionais, 59 dos quais de 18 modalidades individuais e 36 de sete colectivas.
Presente na apresentação, o secretário regional de Educação, Francisco Fernandes, aludiu à estabilização dos dados, mas salientou que a evolução/crescimento não se pode reduzir apenas à vertente federada. Lembrou que se em termos de infra-estruturas desportivos registou-se um crescimento, em termos de recursos, quer associativos quer públicos, verificou-se uma diminuição das receitas. Numa ilha com cerca 260 mil habitantes, os últimos estudos revelam que acima de 30% da população pratica desporto, não só federado, mas também de lazer, a nível individual ou desporto escolar (que movimenta 65.000 estudantes). O governante revelou que a Demografia Federada da Madeira serve de base para estudos, ao contrário de outras regiões do País onde tal não acontece ou está quantificado. Francisco Fernandes deixou, ainda, uma palavra de reconhecimento/agradecimento aos dirigentes desportivos pelo trabalho/resistência que vêm a realizar em tempos difíceis como os actuais e acrescentou que não vê problemas no número de clubes que existem na RAM (180).
Viagem aéreas: reunião com associações
O problema em torno das viagens aéreas de clubes/atletas da Região ainda não está ultrapassado. Ainda assim, o secretário disse que em breve haverá uma reunião com os dirigentes das associações para debater o problema e auscultar as suas opiniões. A esse respeito afirmou que tem havido um decréscimo no número de passagens áreas e avançou que o valor está acima dos três milhões de euros por ano, mas que o orçamento, para este ano, já prevê uma redução em cerca de meio milhão de euros. De qualquer forma, o assunto será estudado e analisado com as associações, por forma a encontrar soluções.
Regularizar dívidas com clubes e associações
Reconhecendo que na questão em torno das dívidas aos clubes e às associações o principal devedor, neste momento, é o Governo Regional, o governante adiantou que já houve, nesse intuito, um contacto com uma instituição bancária e que foram limadas arestas para as resolver. Espera Francisco Fernandes que se encontre uma solução para regularizar as dívidas que estão em atraso e que todas as partes cheguem a um consenso. Depois de serem analisadas as possibilidades de resolver as dívidas do passado, o governante indica que, no futuro, o Governo possa deixar de ter algumas das suas actuais responsabilidades para com os clubes e com as associações madeirenses.
Sílvio Costa no lugar de Carlos León
Actual vice-presidente da Direcção do IDRAM, Carlos León deixa as funções a 31 deste mês. Para o seu lugar “sobe” Sílvio Costa, anunciou ontem o secretário de Educação. León encabeça a única lista da Federação Portuguesa de Ténis-de-Mesa, que vai a votos dia 22 do corrente, mas cuja tomada de posse apenas acontece a 2 de Junho. Com a presidência daquela Federação assegurada, pois as eleições são apenas mero formalismo, León “passa a pasta” a Sílvio Costa no último dia deste mês. Mais cinco madeirenses vão integrar a Federação mesatenística. São eles Hélder Vasconcelos (Assembleia-Geral), Rodolfo Ferreira e Duarte Miguel Fernandes (Conselho Fiscal), Paula Susana Freitas (Conselho de Disciplina) e Daniel Gouveia (Conselho de Arbitragem). A esse respeito, Francisco Fernandes enalteceu e regozijou-se com a presença de madeirenses no dirigismo nacional, endereçando felicidades e um «até já» a este ainda elemento do Instituto do Desporto. Ao que o JM sabe, o número de elementos madeirenses na Federação pode subir, já que é intenção de Carlos León nomear mais um vice-presidente natural da Região.
Helena e Tiago na capa da Demografia
Tal como vem sendo habitual, a capa do livre sobre a Demografia Federada homenageia atletas madeirenses. Este ano, a honra coube a Helena Rodrigues (Canoagem, do Clube Naval do Funchal) e Tiago Silva (Duatlo, do Ludens Clube de Machico) pelas suas participações no Campeonato do Mundo de 2009 nas suas modalidades. Os atletas ficaram retidos em Lisboa, pelo que os livros foram, ontem, entregues as presidentes das respectivas associações.
Jornal da Madeira
Para descarregar os Ficheiros com os dados:
http://www.idram.pt/demografia/default.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos