segunda-feira, 17 de maio de 2010
'Megaluxo' no porto
Data: 17-05-2010
Nos últimos quinze dias, o porto do Funchal recebeu várias escalas de megaiates motorizados e à vela que no decorrer das respectivas viagens transatlânticas de reposicionamento das Caraíbas para a Europa escolhem este ponto a meio do Atlântico para efectuarem os reabastecimentos necessários e o descanso das suas tripulações.
Depois de uma escala de quatro dias na Pontinha, o megaiate motorizado privado 'D'Natalin' deixa hoje a Região prosseguindo viagem rumo a Gibraltar. Procedente de Antigua, atracou no porto do Funchal no passado dia 13 para uma escala classificada de reabastecimento e descanso da tripulação. Construído no ano de 1996 nos estaleiros navais 'Delta Marine', em Seattle, mede 46,10 metros de comprimento e 9,60 de boca (largura) e tem capacidade para receber até 10 hóspedes e uma tripulação constituída por oito elementos.
Recorde-se que nos últimos três anos - de 2007 a 2009 - a Pontinha registou um total de 79 escalas de megaiates, com o ano de 2008 a ser o mais profícuo, com 31 escalas no Funchal. Em 2007, a Pontinha recebeu 26 escalas e o porto do Porto Santo, duas. No ano passado registou-se um decréscimo no número de escalas destes luxuosos e imponentes iates, pois, e segundo dados da Portos da Madeira, apenas 22 visitaram a Madeira, não tido sido contabilizada qualquer escala no porto de abrigo do Porto Santo.
Este ano, e até à presente data, o porto do Funchal já contabiliza cerca de uma dúzia de escalas, na sua maioria de megaiates motorizados que irão operar este Verão no Mediterrâneo, em regime de charters.
Mas, se o número de escalas anuais tem vindo a aumentar e/ou a manter-se nos últimos anos, o mesmo não se poderá dizer das condições portuárias existentes para estes imponentes iates.
A falta de um cais de amarração especificamente dedicado para este tipo de navio - com cascos mais sensíveis e que requerem maiores cuidados ao nível da amarração -, é sobremaneira o maior lamento dos skippers. Uma situação que muitas vezes implica o não regressar ao Funchal, uma catalogação que nada abona à Região.
Referira-se, por fim, a presença hoje na Pontinha do ferry canário 'Volcán de Tamadaba'. Procedente do porto de Portimão, o mesmo tem chegada anunciada para as 12 horas, estando o final desta sua escala anunciado para as 19 horas, zarpando com rumo a Tenerife.
DN Madeira
(Foto João Abreu via Blog Sergio@Cruises)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos