Este ano há 19 empreendimentos candidatos ao distintivo 'Amigo do Ambiente'
Data: 17-05-2010
O Distintivo Turístico de Qualidade Ambiental 'Estabelecimento Amigo do Ambiente' recebeu este ano um total de 19 candidaturas. O valor, que regista um aumento relativamente aos 14 candidatos do ano transacto (ano de arranque da iniciativa) satisfaz a Secretaria Regional do Turismo e Transporte (SRTT), no sentido que o interesse crescente dos estabelecimentos pode ser também compreendido como uma preocupação cada vez maior com a qualidade ambiental.
Segundo informações fornecidas ao DIÁRIO pela SRTT, entre os candidatos ao Distintivo Turístico estão unidades hoteleiras, quintas e empresas de animação turística. As candidaturas decorreram entre os passados meses de Março e Abril e estão agora a ser analisadas pela comissão nomeada para o efeito e que é composta por um representante da Direcção Regional de Turismo, um representante da Direcção Regional de Ambiente e um elemento de reconhecido mérito no âmbito das respectivas áreas.
Entre os próximos meses de Julho e Setembro, a comissão pretende visitar os vários empreendimentos candidatos, por forma a avaliar 'in loco' cada candidatura. A SRTT prevê que o anúncio dos empreendimentos seleccionado seja feita durante o mês de Outubro.
Afirmou ainda a mesma fonte da SRTT esperar que através deste distintivo "possam os estabelecimentos contribuir para a diferenciação e qualidade do destino, como parte de uma oferta turística de qualidade".
Título válido por quatro anos
O projecto da responsalidade da SRTT tem por objectivo contribuir para a qualificação, diferenciação e maior competitividade da oferta turística existente na Região, através do reconhecimento e distinção de empresas regionais que implementem procedimentos de qualidade e eficácia ambiental. "Fomentar as boas práticas ambientais, promover o desenvolvimento harmonioso e sustentado do sector do turismo e maximizar a qualidade ambiental, enquanto vantagem competitiva e diferenciadora do destino", são as maiores metas da iniciativa.
Destinado a empreendimentos turísticos, agências de viagens e turismo, empresas de animação turística e estabelecimentos de restauração e bebidas que exerçam a sua actividade na Região, os distintivos que têm a validade de quatro anos, podem atingir três diferentes níveis: Excelência (designação de 'Amigo do Ambiente), Ouro ('Aliado do Ambiente') e Prata ('Atitude Ambiental').
No ano passado, das 14 entidades em análise, o Hotel Jardim Atlântico, situado nos Prazeres, concelho da Calheta, foi o único distinguido com o galardão máximo, o de "Amigo do Ambiente", considerado o patamar de excelência pela SRTT.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos