terça-feira, 18 de maio de 2010

Novo reservatório reforça água para Gaula

IGA investiu cerca de um milhão de euros


Já está concluído o novo reservatório de água no sítio das Águas Mansas. Esta infra-estrutura, da responsabilidade do Governo Regional, através da IGA — Investimentos e Gestão da Água, e que representa um investimento de cerca de um milhão de euros, vai permitir reforçar o abastecimento de água potável às zonas altas do concelho de Santa Cruz, em particular da freguesia de Gaula.






O Governo Regional, através da IGA — Investimentos e Gestão da Água, acaba de finalizar mais uma obra que irá reforçar o abastecimento de água potável na freguesia de Gaula. De acordo com o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, trata-se de um novo reservatório localizado no sítio das Águas Mansas.
Este reservatório, de acordo com Manuel António Correia, tem capacidade para armazenar cerca de mil metros cúbicos, o que permite, «o reforço do abastecimento público de água potável à população das zonas altas do concelho de Santa Cruz, em particular da freguesia de Gaula».
Conforme nos referiu o governante, «este reservatório, implantado à cota 750, é abastecido com água proveniente da Estação de Tratamento do Santo da Serra por intermédio de uma conduta adutora (com o diâmetro de 200 milímetros) lançada ao longo da Levada da Serra do Faial com 4.400 metros de extensão».
A obra incluiu ainda, segundo o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, «o lançamento de condutas para ligação à rede de distribuição municipal numa extensão de 950 metros, a construção de um posto de desinfecção da água (por intermédio da injecção de hipoclorito de sódio) e a integração das novas infra-estruturas no Sistema de Telegestão da IGA — Investimentos e Gestão da Água».
Ainda segundo o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, «o empreendimento agora concluído foi realizado sob a responsabilidade da IGA – Investimentos e Gestão da Água, representou um investimento público da ordem de um milhão de euros co-financiado pela União Europeia ao abrigo do Fundo de Coesão e representa a concretização de mais uma das acções previstas no Programa de Governo no âmbito da melhoria do abastecimento de água às populações».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos