sábado, 29 de maio de 2010

'Santana Madeira Biosfera



Data: 29-05-2010

Intitula-se 'Santana Madeira Biosfera' e, assentando nas potencialidades do património natural do concelho, procura conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentado, nomeadamente pela via do turismo. É assim, resumidamente, que se apresenta a candidatura de Santana à Rede de Reservas de Biosfera da UNESCO, ontem oficialmente divulgada nas instalações do parque natural na Rocha do Navio.

Uma candidatura que, como sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés, ultrapassa as fronteiras do concelho, assumindo-se como uma forma privilegiada de promover a própria Região. Daí a associação do nome Madeira a esta marca que será levada a concurso no próximo mês de Setembro, na cidade de Paris.

O autarca diz que esta candidatura representa "o lançamento de sementes para o futuro", assumindo-se como uma forma de "valorização da natureza e do homem" que vai de encontro às ideias que defende para o concelho. Que, acrescenta Rui Moisés, procura aliar "a natureza com o crescimento económico e com o desenvolvimento cultural", potenciando-as em conjunto.

Uma ideia aprovada pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que, na ocasião, lembrou que a Madeira já possui "um conjunto de reconhecimentos internacionais na área do ambiente", que em seu entender resultam "do desenvolvimento económico e social" que atingiu na fase pós-autonómica.

Manuel António Correia apelou à sociedade civil santanense, desde instituições pública a privadas, passando pelos próprios cidadãos, para fazerem parte deste processo. O governante considera que "a envolvência dos cidadãos é decisiva", acentuando que aquilo que está em causa "não é arranjar um galardão ou um papel", mas sim "um modo de vida, que é positivo para o concelho, para a Região e para cada um dos cidadãos". Esta candidatura tem por base as reservas terrestres e marítimas do concelho santanense, de que são exemplos maiores a floresta Laurissilva e a zona marinha da Rocha do Navio.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos