3.800 TONELADAS DE AREIA AMARELA DE MARROCOS ESTÃO JÁ EM DESCARGA NO PORTO DO CANIÇAL.
Data: 29-05-2010
Tal como o DIÁRIO referiu na edição do passado dia 15, a praia artificial da Calheta está a ser submetida a vários trabalhos de reparação e manutenção de forma a poder estar operacional no início da abertura da época balnear deste ano.
Nesse sentido, e de forma a permitir a operacionalidade da praia, a autarquia da Calheta aprovou a compra de cerca de 3.800 toneladas de areia amarela adquirida, ao que apuramos, em Marrocos e que, entretanto, já está à descarga no porto do Caniçal.
Com efeito, o navio graneleiro 'West Sky', que atracou ontem pelas 8h30 naquele porto a Leste do Funchal, transporta nos seus porões cerca de 3.800 toneladas de areia amarela, estando a transferência do 'ouro amarelo' a processar-se com recurso a camiões, operação que teve o seu início às 10h30 e que prolongar-se-á até à próxima segunda-feira. Ao que apuramos o transporte dos inertes deverá implicar mais de 120 viagens de camiões entre o Caniçal e a Calheta.
Recorde-se que a última operação de recarga de areia naquela praia ocorreu a 1 de Junho de 2008 e consistiu na reposição de cerca de 2.800 toneladas de areia amarela.
Sobre o 'West Sky', de referir que navega com bandeira do Panamá, está agenciado à Via Oceano e, após concluir as operações de descarga, zarpará do porto do Caniçal com rumo a alto mar.
Paquete e ferry na Pontinha
A outro nível, de referir a presença hoje na Pontinha do paquete 'Ocean Princess' que viaja com cerca de 650 turistas, em trânsito. Procedente de Tenerife, o mesmo tem chegada prevista ao porto do Funchal para as 8 horas, prolongando esta sua escala até ao final desta tarde, zarpando pelas 17 horas com rumo ao porto de Casablanca.
De regresso ao Funchal está também o ferry canário 'Volcán de Tijarafe' que é procedente de Las Palmas e que atracará na Pontinha às 8h15 de hoje. Depois de concluir as operações de desembarque/embarque de passageiros e viaturas o navio zarpará da Pontinha com destino ao porto de Portimão.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos