As esperanças de Portugal para o Mundial
Data: 11-05-2010
Os guarda-redes Beto e Daniel Fernandes e os defesas Zé Castro e Ricardo Costa, sem qualquer jogo no apuramento, são as grandes surpresas da convocatória de 24 futebolistas (por causa da dúvida de Pepe, que não joga desde 12 de Dezembro) da selecção portuguesa para o Mundial2010. Destaque ainda para a chamada de Fábio Coentrão, do Benfica, e para a ausência de João Moutinho, do Sporting, que tinha sido chamado para todos os encontros da fase de apuramento. O madeirense Danny está também de volta aos convocados após lesão.
O seleccionador Carlos Queiroz justificou a chamada de 24 atletas com a necessidade de precaver "imponderáveis" a poucos dias do início da prova na África do Sul.
Nos últimos tempos, o staff da federação teve trabalho suplementar a acompanhar de perto vários atletas que "vivem jornadas complicadas, decisivas": Questionado sobre o contributo de Cristiano Ronaldo, Queiroz manifestou o desejo de, na África do Sul, poder contar com o melhor jogador do mundo em 2008 na plenitude das suas capacidades. "Todos sabemos a lesão que o apoquentou na fase de qualificação, pelo que não pôde dar o melhor de si. O mais importante é sermos capazes de o integrar e trazer o Cristiano Ronaldo para a grande equipa que se qualificou para o mundial", vincou.
Já na África do Sul, o selecionador tem a noção de que o primeiro desafio, a 15 de junho contra a Costa do Marfim, pode revelar-se decisivo para as aspirações lusas. "O primeiro jogo é sempre importante", acentuou.
Luís Teixeira, treinador
Foi uma má escolha, porque alguns jogadores, que no final do campeonato português se apresentam em melhor forma não foram convocados. Entre eles estão o Carlos Martins e o Ruben Amorim, como também o Quim que se revelou uma peça fundamental na equipa do Benfica. Há atletas convocados em muito má forma, que estão na lista e os que se apresentam melhor foram preteridos. Levar o Pepe, que já não joga há seis meses é muito grave".
Pedro Martins, treinador
Nas escolhas do seleccionador, na minha perspectiva não há nenhuma situação anormal. A selecção tem um lote de jogadores de grande qualidade. É natural que o João Moutinho teria aqui o seu espaço, mas também se tirar daqui alguns dos seleccionáveis poderia ser considerada um injustiça. De facto é na baliza que existe uma surpresa. Considero, que o Quim deveria merecer a chamada ao lote dos convocados. De resto, está tudo dentro da normalidade".
Rodrigues Dias, treinador
A partir deste momento sou um apoiante incondicional da nossa selecção. Como treinador e cidadão só tenho de concordar e esperar que tudo corra bem. É óbvio, que há uma ou outra novidade, na lista dos convocados, mas acima de tudo parece-me que as escolhas estão dentro da coerência e das necessidades do Campeonato do Mundo. Resta agora, procurar que aqueles, que ainda estão em recuperação consigam fazê-lo dentro da maior brevidade possível"
Daniel Quintal, treinador
A convocatória para um Campeonato do Mundo é sempre uma escolha difícil. No entanto, aceito todas as opções do seleccionador nacional. Agora, parece que João Moutinho deveria ter sido um dos chamados, não só pelo campeonato que fez ao longo do campeonato, mas também pela sua categoria como jogador. . De resto, só temos de aceitar as opções de quem tem a responsabilidade da liderança".
José Barros treinador
As suas escolhas vão de encontro ao modelo de jogo a utilizar. Naturalmente que todos nós teríamos também as nossas escolhas. Cabe agora ao professor formar um grupo coeso, forte e competente para efectuar um bom campeonato. Poderia ter uma ou outra opinião em relação a um ou outro jogador, mas não é isso que é importante, tendo conta, que ele é tem em mente o modelo de jogo que interessa às selecção. Cabe-nos a nós agora apoiar a nossa selecção."
Nelson Calaça, treinador
Na convocatória não vejo o nome de João Moutinho o que me causa alguma admiração. Penso que ao nível do meio campo faltam jogadores com características ofensivos. Há muitos médios defensivos. Secalhar o seleccionador nacional poderia retirar o Zé Castro e chamar o João Moutinho ou o Carlos Martins. Talvez, na escolha dos guarda redes, o Quim merecia ser chamado o lote dos convocados. Quanto ao resto não se registou qualquer surpresa".
Paulo Abreu, treinador
Em relação aos guarda-redes o Beto, que ao longo da época foi quase sempre suplente não deveria ser chamado. Quem deveria ser convocado era o Quim e secalhar teria mais lógica chamar o Rui Patrício. A não convocação do Carlos Martins e do João Moutinho são também as grandes surpresas, com as quais não concordo.
De resto, o seleccionador português limitou-se a seguir linha das convocatórias para os jogos da qualificação".
Carlos Graça, treinador
Neste momento, a minha opinião em relação a alguns dos jogadores convocados seria outra, mas temos de respeitar as opções do treinador. Se porventura fosse eu, certamente, que alguns desses jogadores não estariam convocados. Todavia, a chamada do Zé Castro e a ausência de João Moutinho foram as duas grandes surpresas. A não convocação do Quim, que efectuou uma boa temporada ao serviço do Benfica, também não me causou qualquer surpresa".
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo (Sp, Braga), Beto (FC Porto) e Daniel Fernandes (Iraklis);
Defesas: Duda (Málaga), Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Pepe (Real Madrid), José Castro (Deportivo), Ricardo Costa (Lille) e Fábio Coentrão (Benfica);
Médios: Pedro Mendes (Sporting), Tiago (At. Madrid), Deco (Chelsea), Raul Meireles (FC Porto) e Miguel Veloso (Sporting);
Avançados: Simão (At. Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United) e Hugo Almeida (Werder Bremen).
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos