segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Porto Santo terá canil em Outubro
Nova estrutura está quase pronta e será inaugurada pouco antes das eleições
Data: 10-08-2009
O Porto Santo vai voltar a ter um canil e, também, um gatil, já a partir de Outubro. A nova infraestrutura será inaugurada no dia 5 desse mês, exactamente seis dias antes das eleições autárquicas, que se realizam a 11 de Outubro.
No entanto, com ou sem calendário eleitoral, a infraestrutura marca um novo rumo na forma de tratamento dos animais domésticos abandonados ou sem dono da ilha.
Criado de raiz, depois de encerrado o antigo canil, onde os animais não tinha quaisquer condições, este novo edifício trará grandes alterações na forma de tratamento e cuidados aos animais.
Dada a qualidade da construção, e também dimensão face ao anterior, mas também pelo facto de a ilha ter poucos cães abandonados em comparação com outros concelhos da Madeira, é garantido que esta nova infraestrutura irá resolver definitivamente a questão dos animais abandonados.
A novidade, aliás, foi dada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Silva, que não deixou de lembrar "o célebre canil/gatil", para assegurar que no dia 5 de Outubro a inauguração do canil/gatil marcará o fim de mais um problema recorrente.
"Este projecto andava a 'saltar' há uns anos, e agora estamos a fazer uma infraestrutura de raiz, com todas as condições", adianta. Neste momento, "já está na fase de acabamentos e, portanto, é para inaugurar, em princípio, a 5 de Outubro".
Situado no Sítio das Casinhas, o edifício está construído em piso térreo e apresenta uma arquitectura moderna. A obra está orçada em cerca de 840 mil euros.
O novo empreendimento é composto por três diferentes áreas: administrativa, veterinária e o espaço para os animais com 37 boxes para os cães (quatro para isolamento e três de maternidade). O gatil poderá receber 16 animais (dois de isolamento e dois de maternidade).
Recorde-se que o problema dos animais abandonados no Porto Santo, apesar de ser em menor número do que em outros concelhos da Madeira, fez correr muita tinta, dadas as condições em se encontravam os animais no anterior canil. Foram várias as notícias dando conta do mau estado em que estavam os cães que ali eram depositados. Não faltaram mesmo relatos de que os animais passavam fome e chegavam a comer-se uns aos outros. Uma página negra que parece estar agora no fim, com a construção e inauguração da nova infraestrutura.
DN Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos