domingo, 2 de agosto de 2009

Os Grandes Vencedores do Rally Vinho Madeira 2009


Giandomenico Basso/Abarth Grande Punto S2000/Italiano/ 3:09.55,4 horas




Bruno Magalhães/ Peugeot 2007 S2000/Portugues/a 3,5 segundos




Alexandre Camacho/Peugeot 2007 S2000/ Madeirense /a 41,7 segundos




Nicolas Vouilloz/Peugeot 2007 S2000/Frances/ a 49,4 segundos


(Rui Sá in ralivm)


5. Kris Meeke/Paul Nagle Peugeot 207 S2000 a 01.21,9 minutos
6. Freddy Loix/Frederic Miclotte Peugeot 207 S2000 a 01.28,4
7. Miguel Nunes/Victor Calado Peugeot 207 S2000 a 04.57,9
8. Corrado Fontana/Carlo Cassina Peugeot 207 S2000 a 05.50,6
9. Michal Solowow/Maciek Baran Peugeot 207 S2000 a 07.29,9
10. Filipe Freitas/Daniel Figueiroa Renault Clio S1600 a 10.22,4
11. Guy Wilks/Phil Pugh Proton Satria Neo 10.40,8
12. Vítor Pascoal/Mário Castro Peugeot 207 S2000 10.52,0
13. João Magalhães/Jorge Pereira Mitsubishi Lancer Evo IX 10.58,4
14. Rui Pinto/Duarte Lagos Mitsubishi Lancer Evo IX 12.17,3
15. Adruzilo Lopes/José Janela Subaru Impreza N2009 13.57,7


Tri(unfo) suado de Basso no bis de Alexandre




O italiano Giandomenico Basso, em Abarth Grande Punto S2000, venceu ontem a 50ª edição do Rali Vinho Madeira, com uma escassa vantagem de 3,5 segundos sobre Bruno Magalhães, da Peugeot Total.
O piloto italiano assumiu a liderança da prova desde a segunda classificativa, amealhou uma vantagem que chegou aos 17,4 segundos sobre o campeão português, mas a quatro “especiais” do final do rali, na passagem pelo Paúl 2, perdeu oito segundos devido a um pião, acalentando esperanças para o piloto do Peugeot 207 S2000.
Contudo, na segunda passagem pelo Chão da Lagoa, Basso segurou por 3,5 segundos a vitória face a Magalhães, vencedor da Prova Especial mais longa e última do rali.
Com este triunfo o piloto da Abarth isolou-se no primeiro lugar do Campeonato da Europa de Ralis com 59 pontos, mais oito do que o polaco Michal Solowow (9º) e mais 10 em relação a Corrado Fontana, oitavo no RVM.
No final da corrida, Basso não escondeu a sua alegria pelo triunfo obtido: «Um erro podia ter-nos tirado a vitória mas, felizmente, acabei por chegar ao final muito feliz com esta vitória. O calor fez-nos sofrer, como ainda complicou um pouco a mecânica do carro. Espero que se tenham divertido, tal como eu fiz ao longo desta excelente prova. Parabéns ao Magalhães e ao Alexandre Camacho, pois acho que eles foram excelentes».
Com a pontuação obtida na Madeira, Bruno Magalhães reduziu para quatro a diferença pontual para Vítor Pascoal (12º no RVM), animando o Campeonato de Portugal de Ralis, quando faltam disputar três provas.
No final da prova, Bruno Magalhães declarou: «Finalmente, terminei um Rali Vinho Madeira sem qualquer tipo de problemas e no segundo lugar. Só me posso dar por satisfeito. Fomos o melhor Peugeot e fui o melhor português. Lutei com todas as armas pela vitória, mas o Basso esteve imparável».
No terceiro lugar do pódio ficou o madeirense Alexandre Camacho (Peugeot 207 S2000), a 38,2 segundos de Magalhães e com uma vantagem de 7,7 segundos face ao francês Nicolas Vouilloz, campeão do IRC em 2008.
O piloto do Team CD Nacional/Olca, que repetiu a proeza conseguida em 2008, assumiu o comando do Campeonato da Madeira de Ralis, apenas com um ponto de vantagem sobre Miguel Nunes (7º classificado), deixando tudo em aberto para as últimas duas provas da temporada.
Na chegada ao Funchal, Alexandre Camacho agradeceu a toda a equipa. «Acho que foi um excelente rali. Andámos muito fortes, apesar de não ter entrado muito bem na prova. Só posso agradecer à minha equipa, pelo trabalho que tiveram ao longo do rali, bem como antes do seu início, já que o carro apresentou alguns problemas. É bom conseguir dois pódios seguidos».
Na quarta posição terminou o francês Nicolas Vouilloz (Peugeot 207 S2000) seguido do líder do IRC, o britânico Kris Meeke, da Peugeot UK.
Pese embora a sexta prova do troféu da FIA tenha sido conquistada por Giandomenico Basso, a liderança do IRC continua na posse de Meeke, secundado pelo belga Freddy Loix, sexto classificado na Madeira.
No fecho do Top10 ficou Filipe Freitas, em Clio S1600, vencendo a classe 1600 e as duas rodas motrizes.



Jornal da Madeira

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