sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Nova estrada no Curral liga Capela à Terra Chã

Conselho de Governo adjudica pelo valor de 3 milhões de euros



(Foto Mariis in Olhares)



O Conselho de Governo adjudicou ontem a obra de construção da ligação entre os sítios da Capela e da Terra Chã, na freguesia do Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos.
O porta-voz daquela reunião foi o secretário regional do Equipamento Social, o qual referiu, nas declarações à comunicação social, que a obra em causa insere-se no programa do Executivo madeirense de «melhoria das acessibilidades internas, no intuito de dotar as localidades mais isoladas da qualidade de vida das populações locais».
Por outro lado, aquele investimento, e ainda segundo Santos Costa, pretende criar condições necessárias à fixação da população. O custo daquela obra adjudicada ontem na reunião semanal do Governo, que decorreu na Quinta Vigia, ascende a cerca de três milhões de euros.

Contratos-programa com associações juvenis

A nova ligação tem uma extensão total de mil metros e inicia-se a partir do Sítio da Capela, acima da nova Escola Básica do 1º Ciclo da Seara Velha, indo terminar no Sítio da Terra Chã.
O perfil transversal é constituído por uma faixa de rodagem com 5 metros, acrescida de 0,50 m para valeta.
Devido ao acidentado do terreno, a empreitada a cargo da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos, contemplará, também, a construção de muros sobranceiros e de suporte e várias pontes e aquedutos sobre os ribeiros que atravessa.
No âmbito deste projecto, foi também considerado o lançamento de redes de água potável e a colocação de infra-estruturas de electricidade ao longo de todo o traçado.
Entretanto, o Conselho de Governo, presidido pelo secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, aprovou também quatro resoluções que autorizam a celebração de contratos programa com associações juvenis, elevando para um total de 12, a serem assinados durante o corrente ano.
«De referir que o apoio a estas associações é co-financiado pela União Europeia, através do Programa “Juventude em Acção”», disse Santos Costa.
«O associativismo juvenil tem evoluído significativamente nos últimos anos na Madeira, constatando-se um crescente interesse dos vários grupos de jovens com objectivos diversos e centrados em torno da resolução de assuntos específicos», acrescentou ainda o secretário regional do Equipamento Social.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos