Dia especial para os madeirenses
(Igreja de Nossa senhora do Monte)
O dia 15 de Agosto era conhecido, antigamente, como o "dia da sete Senhoras" porque nessa data celebram-se festas em honra de Nossa Senhora em sete freguesias da Madeira.
Nossa Senhora do Monte, na freguesia do Monte e na Capela dos Lamaceiros, Porto Moniz; Nossa Senhora da Graça no Estreito da Calheta, no Estreito de Câmara de Lobos e na Capela da Graça, na Ilha do Porto Santo; Nossa Senhora da Ajuda na Serra de Água e Nossa de Guadalupe no Porto da Cruz.
Actualmente celebram-se ainda, nesse dia, festas de Nossa Senhora do Monte na capela da Choupana, freguesia de Santa Maria Maior e na paróquia de Cristo Rei, Ponta do Sol, cuja igreja se situa na antiga capela dedicada a Nossa Senhora com aquela invocação.
As cerimónias religiosas marcam estas festas que têm nos arraiais a manutenção de tradições com muitos anos.
Arraiais com muitos motivos de interesse
No dia 15 de Agosto duas paróquias da Diocese do Funchal estão em festa ao celebrar as solenidades das suas padroeiras.
Ambas têm como orago Nossa Senhora, embora com denominações diferentes, mas com a mesma devoção de muitos milhares de pessoas.
A paróquia do Porto da Cruz tem como padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe. A festa vai ser celebrada amanhã às 14 horas. Hoje a missa da vigília , preparando aquela solenidade, inicia-se às 20h30 sendo presidida por D. António Carrilho, Bispo da Diocese do Funchal.
Nossa Senhora da Graça é a padroeira do Estreito de Câmara de Lobos sendo celebrada no dia 15 de Agosto. Assim amanhã às 17 horas, inicia-se a festa religiosa após a qual sairá a procissão.
Hoje às 20h30 realiza-se a missa da vigília desta festa.
O arraial que vai ter lugar no Estreito de Câmara de Lobos contará com muita animação, a exemplo dos anos anteriores. Para além das actuações das bandas filarmónicas haverá grupos improvisados que através das suas músicas levam alegria ao maior arraial do Estreito de Câmara de Lobos. Freguesia conhecida mundialmente pela espetada, esta não faltará nas diversas barracas dispersas pelo recinto da festa.
A festa do Porto da Cruz tem a particularidade de decorrer nas proximidades do mar, o que em época de Verão é mais um motivo para que seja elevado o número de pessoas que ali se deslocam. Os acessos agora melhorados contribuem também para que muitas pessoas de outras freguesias, mesmo distantes participem no arraial no Porto da Cruz.
Fé e devoção em festas com muita afluência
Se é na freguesia de Nossa Senhora do Monte que se regista aquele que é considerado o maior arraial madeirense, nas outras freguesias a animação também é grande, em especial na véspera da festa (hoje) em que as zonas próximas das igrejas se tornam pequenas para acolher tanta gente.
Continuam a ser muitos os devotos de Nossa Senhora que se deslocam àquelas localidades para participar nas missas da festa e nas procissões, cumprindo, na maioria das situações, promessas a Nossa Senhora, bem visíveis nos ex-votos que transportam, em forma de círios, cabeças, pernas, ou outras partes do corpo. Também nos países de acolhimento de emigrantes madeirenses, como a África do Sul, Canadá, Austrália e Venezuela a festa de Nossa Senhora do Monte é celebrada nestes dias com o mesmo entusiasmo com que decorre na Madeira.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos