sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Autarquia de São Vicente ajuda com 189 mil euros

28 famílias apoiadas na recuperação de casas


(Marcelino Teles in Olhares)

A Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) entregou 189 mil euros a 28 famílias carenciadas do concelho, para a recuperação das suas casas degradadas. A entrega deste apoio financeiro foi feito, ontem, pelo presidente desta autarquia, e visa 70 pessoas das três freguesias do concelho.
Aquando da cerimónia de entre destes apoios, Humberto Vasconcelos disse que este é um trabalho que tem vindo a ser feito há 30 anos e, neste contexto, destacou o trabalho do gabinete social da câmara relativamente ao «levantamento exaustivo das necessidades do concelho».

Humberto Vasconcelos diz que «ficam somente mais 28 famílias para ajudar, o que demonstra o trabalho que tem sido feito».

A este respeito, disse que em Boaventura já estão oito processos identificados para apoiar no futuro, quatro em Ponta Delgada e, ainda, 16 em São Vicente. Com mais estes 28 situações de habitação a apoiar, acredita que «ficam colmatados os principais casos», que se prendem, segundo referiu, sobretudo com pinturas e telhados.
Sobre este apoio de recuperação de casas degradadas, o autarca de São Vicente disse que «a câmara vai supervisionar estas obras, caso a caso» e através dos técnicos deste órgão de poder local, «porque os valores financeiros são grandes». Procedimento que, segundo explicou, visa assegurar a qualidade das intervenções. «É bom que a câmara controle para garantir que o que está feito está bem feito», sublinhou.
Além disso, acrescentou que a câmara «atribui directamente as verbas aos empreiteiros» responsáveis pela obra, isto de acordo com o novo regulamento do município, aprovado pela assembleia municipal.
Depois de aconselhar às famílias apoiadas a optarem por «cores saudáveis» para as suas casas, como branco ou creme, para «salvaguardar a paisagem», Humberto Vasconcelos desejou «saúde às famílias apoiadas para poderem gozar as melhorias nas suas habitações».

Edil de S. Vicente destaca importância do «trabalho social»

Humberto Vasconcelos destacou a importância que tem o «trabalho social» da Autarquia São Vicente. «Achamos que, para além das acessibilidades e dos edifícios públicos, temos também que apoiar as pessoas» e «facilitar a vida daqueles que sacrificaram toda a sua vida», defendeu o edil, acrescentando que «é preciso criar óptimas condições às pessoas que, ao longo da sua vida trabalharam para as ter e que, por vezes, não as conseguiram e que a câmara, neste papel social, tem que ter e vai mantendo».
Neste contexto, fez referência ao trabalho paralelo que tem sido feito com a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) que «tem mais aprovações para São Vicente». «Existe um grande trabalho que está a ser feito e em breve vão sair novos apoios para diferentes famílias, através da IHM, bem como o programa de recuperação de alguns núcleos», anunciou, destacando que o trabalho de parceria entre a câmara e o Governo Regional «é muito importante para ajudar as famílias na recuperação das suas casas».
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente concluiu referindo que o trabalho em prol da população «deve continuar» pois «o que seria de nós, presidentes de câmara, se não for a população».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos