Ciclovia a 19 de Setembro
O troço da Estrada Monumental entre o Forum Madeira e a Rotunda da ASSICOM, nos Piornais, será inaugurado no dia 19 de Setembro.
A notícia foi avançada ontem ao Jornal da Madeira pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, que aponta essa como a data já marcada para a inauguração da ciclovia.
Apesar de ser apenas uma parte da obra total que está planeada para a requalificação da Estrada Monumental, a abertura do troço virá, certamente, aliviar a pressão do trânsito automóvel que se transferiu, desde o início do ano, para as ruas alternativas, a norte do Forum Madeira.
O congestionamento das Ruas do Vale da Ajuda e da Rua Nova do Vale da Ajuda foi uma constante ao longo de todos estes meses, tendo sido um verdadeiro teste à paciência de quem teve de ir, diariamente, para casa ou para o trabalho e que tinha, impreterivelmente, de utilizar aquelas vias.
A abertura da ciclovia acabará por ser, antes de mais, um benefício para os automobilistas, antes de o ser para os ciclistas, porque o que se vai notar, antes de mais, é a transferência para a "nova" via dos automóveis e, sobretudo, dos autocarros, que passarão a estar desviados de uma rua que tem estado perfeitamente congestionada, sobretudo quando começou a época balnear.
A abertura daquela parcela da estrada Monumental acontece numa altura em que se inicia um novo projecto: É que, de 16 a 22 de Setembro, será dado o arranque a um projecto de mobilidade na referida via, de ligação de sete em sete minutos, em hora de ponta, entre a Ilma e o Funchal, através de autocarros híbridos. Em declarações feitas há algumas semanas, recorde-se, o presidente da Autarquia referia que «essa linha visa, no fundo, garantir que todas as pessoas que vivem ao longo do eixo da Estrada Monumental, na zona da Ajuda e nas zonas de expansão da cidade, na zona turística, possam ter uma acessibilidade ao Funchal cómoda, através de um autocarro de grande qualidade, não poluente, e com circulação de sete em sete minutos».
De referir que, enquanto que a Linha Eco no centro do Funchal será gratuita, a linha “Eco” Estrada Monumental/Funchal será paga, consoante as modalidades a serem anunciadas pela empresa Horários do Funchal, «que não deverá diferir dos preços normais», comentou Miguel Albuquerque nessa altura.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos