quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ofertas não são só para turistas mas também para madeirenses


(PNFF in Olhares)




Região turística por excelência, a Madeira oferece aos visitantes aventuras e experiências diversas. Mas, os madeirenses também podem usufruir das maravilhas que fazem da Madeira o destino de qualidade que é, em termos da sua paisagem, com percursos por levadas e veredas, com passeios pela Laurissilva e passeios por reservas naturais.
Se a natureza é, por si um forte motivo para que os próprios madeirenses aproveitem a sua terra, outros há, como os núcleos históricos do Funchal, que merecem ser também explorados, nomeadamente os de São Pedro, Santa Maria e da Sé.
Os diversos museus que guardam as relíquias do nosso passado são outra opção para quem faça férias cá dentro. Em termos culturais, podemos ainda apontar o Madeira Story Centre, na Zona Velha, um museu interactivo que apresenta uma completa panorâmica de 14 milhões de anos de História da Madeira, dos vulcões aos hidroaviões, do Infante D. Henrique a Napoleão e Churchill, origens vulcânicas; lendas da Descoberta; Descoberta da Madeira; Tumulto e Comércio; Ilha Estratégica; Desenvolvimento da Madeira; Depois da Navegação por exemplo.
Os madeirenses devem aproveitar um passeio de barco pela costa, com empresas a terem várias ofertas, desde a possibilidade de ver baleias e golfinhos, de viajar numa nau ao estilo de Cristóvão Colombo, ou de parar em alto mar para ver o entardecer.
Fora de água, outra sugestão que podemos referir é uma visita ao Monte, com descida nos famosos carrinhos do Monte. Um passeio de Teleférico é outra ideia.
Fora do Funchal, são também várias ofertas turísticas que podem encantar os madeirenses. O Centro de Vulcanologia em São Vicente é uma dessas opções. O espaço combina cultura e educação com lazer e entretenimento através de projecções audiovisuais que recriam erupções vulcânicas e o ‘nascimento’ de uma ilha. As famosas Grutas de São Vicente representam uma viagem «penas entranhas da terra», como se lê no site oficial do Turismo da Madeira. As grutas de origem vulcânica são constituídas por uma série de tubos de lava, resultado duma erupção que ocorreu há cerca de 400 mil anos. Este conjunto de "túneis vulcânicos" apresenta um desenvolvimento total de mais de 1000 metros e é o maior que se conhece, até agora, na ilha da Madeira.
No Porto Moniz, o Centro de Ciência Viva e o Aquário da Madeira são duas riquezas madeirenses que também devem ser devidamente (re)conhecidas pelo seu povo. Em Santana, O Parque Temático da Madeira tem sido procurado por turistas e também por muitos madeirenses. Em Santa Cruz, há que passar um dia no Aquaparque, para citar alguns exemplos do mundo por descobrir na ilha.
Uma sugestão ainda a referir é ao nível do turismo rural, com casas, quintas e residenciais em vários concelhos.

Porto Santo não é só praia
No Porto Santo, a praia é o principal atractivo dos madeirenses que, de ano para ano, procuram a ilha dourada para as férias. A areia com características terapêuticas e a água límpida que banha a ilha retemperam energias.
Em termos de ofertas turísticas e de lazer, são várias as opções no Porto Santo, como o campo de golfe, o Centro Hípico, a Casa Colombo, o Museu do Cardina, os miradouros da Portela ou do Pico das Flores por exemplo, a Quinta das Palmeiras, um mini-zoo e mini-jardim botânico com um vasto número de espécies ornitológicas e vegetais. O campo de ténis e o centro de mergulho são também opções a ter em conta.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos