segunda-feira, 11 de maio de 2009

27 locais têm teleférico

São Património Mundial, à semelhança da Laurissilva




Em todo o mundo, existem, pelo menos, 27 locais que são património mundial natural da UNESCO que são servidos por um teleférico. É o caso do Pico Teide, nas Canárias, de Stone Mountain, nos Estados Unidos, de Sorak, na Coreia do Sul, de Huanglong, na China ou da Reserva Arenal, na Costa Rica.
Na Madeira, a região prepara-se para construir um teleférico no Rabaçal, em plena zona da Laurissilva, a floresta madeirense património mundial da UNESCO.
Domingos Abreu, biólogo e ex-director regional do Ambiente, diz que o problema não é construir-se um teleférico em local Património Natural Mundial. Como também assume que não é por haver um teleférico noutros locais que se terá de construir um na Região. «Legalmente, não está decidida uma ou outra norma», destaca.
O importante, frisa, é que o projecto a lançar assuma o desafio de conservar e valorizar a Natureza. Se for bem feito, assegura, não há qualquer problema, lembrando que os promotores do teleférico garantem esse cuidado. Por isso, diz, deve-se discutir sim é o projecto e não, por si só, a construção do teleférico.
O biólogo lembra que as levadas são hoje em dia um factor pacífico. Mas, diz que a serem construídas hoje em dia seriam motivo de grande polémica, pelo seu impacto na Natureza e pela carga humana que representam, dadas as pessoas que diariamente as atravessam.
O nosso interlocutor afirma não fazer sentido proibir os investimentos na Natureza, até porque potenciam postos de trabalho. «Temos é que garantir que esses mesmos investimentos vão potenciar a conservação dos locais naturais onde se inserem e motivar as pessoas para essa mesma conservação, protegendo os meios naturais, sob pena de “matarmos a galinha dos ovos de ouro”», adiantou.
Domingos Abreu afirma-se apologista do desenvolvimento sustentável, sublinhando que as pessoas só poderão gostar verdadeiramente da Natureza e assim defendê-la se estiverem em contacto com ela. «No sofá, em casa, não aprendem a protegê-la, de certeza!».
Em resumo, diz que «não se pode temer os investimentos que levam as pessoas à Natureza, mas há que garantir que aqueles vão ajudar a conservar os locais visitados e ainda avaliar previamente os impactos positivos e negativos do mesmo no ecossistema».
Um dos sítios património mundial da UNESCO é a Reserva Arenal, com destaque para o Vulcão Arenal, na Costa Rica, a uma altura de 1.657 metros. A 29 de Julho de 1968, entrou em erupção depois de 400 anos de inactividade. O “Sky Tram (teleférico)” é uma das grandes atracções.
As Montanhas Huangshan , o Monte Lushan., Jinding, Huanglong e Taishan são reservas mundiais da UNESCO na China com teleférico.
Nos Estados Unidos, o Vale de Palm Springs, na Califórnia, ou Stone Mountain, na Geórgia, são outros dois exemplos. A estância de Village Gondola, em Wishtler, no Canadá, também é Património Mundial e igualmente tem um teleférico. O mesmo acontece com o santuário de Virgen de Las Nieves, em Valência, Espanha.
Mount Masada, é um monte rochoso fortificado localizada no deserto da Judeia, vizinha ao Mar Morto, em Israel, sendo local sagrado. Também é servido por teleférico. Sorak, na Coreia do Sul, é outro exemplo.
Finalmente, na vizinha Tenerife, o Pico Teide, com 3.718 metros, também é servido por um teleférico.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos