terça-feira, 19 de maio de 2009

Transplante do Rodrigo será a 29 de Maio

A intervenção terá lugar no Instituto Português de oncologia (lisboa)
Data: 19-05-2009



Rodrigo Sousa, bebé madeirense a quem foi diagnosticada uma Leucemia Linfoblástica Aguda às seis semanas de vida, será submetido a um transplante de medula óssea no próximo dia 29 de Maio.

Pedro Sousa, pai do Rodrigo, disse ao DIÁRIO que o filho será hoje novamente internado no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa (onde tem vindo a receber tratamento desde Agosto do ano passado) para começar a ser preparado para a intervenção. A 'nova' medula será cedida por uma cidadã alemã 100% compatível com o bebé madeirense, que foi encontrada através do banco internacional de dadores. No último mês, após os tratamentos de quimioterapia, o Rodrigo esteve em casa, com os pais. Recuperou peso, tem se alimentado bem e até lhe nasceram cinco dentes, revela Pedro Sousa. "Está sempre bem disposto".

Com o transplante 'à porta', regressa a ansiedade dos pais, dos familiares e dos amigos. "Não é uma cura", recorda o pai. "É um passo para a cura".

O procedimento do transplante é relativamente simples (feito com uma transfusão de sangue) mas a recuperação é melindrosa. O Rodrigo terá de permanecer em situação de isolamento, até a sua medula se regenerar e o sistema imunológico recuperar. Os médicos esperam que a nova medula consiga coordenar toda a produção hematológica (glóbulos brancos e vermelhos e plaquetas) e que os novos glóbulos brancos consigam substituir aqueles que mesmo 'deficientes' tenham sobrevivido aos vários tratamentos já realizados.

Não há previsão de tempo para a recuperação do Rodrigo. Tudo depende de como o seu organismo reagir à nova medula. De qualquer modo, e apesar de apreensivos, Pedro e Orvídia Sousa mantêm a esperança de que mais uma batalha será ganha e que Rodrigo conseguirá recuperar finalmente.

Linha do tempo
7/7/08
Rodrigo, primeiro filho do casal Pedro e Orvídia Sousa, nasce no Hospital Central do Funchal.

18/8/08
Às seis semanas de vida, é diagnosticada ao Rodrigo uma Leucemia Linfoblástica Aguda e o bebé vai para Lisboa com os pais e dá entrada no Instituto Português de Oncologia.

29/1/09
Porque o Rodrigo precisa de um transplante, é publicado no DIÁRIO o primeiro apelo de Pedro e Orvídia Sousa para que mais madeirenses se tornem dadores de medula óssea.

24/4/09
Pedro e Orvídia são informados que foi encontrado um dador 100% compatível com o filho: Uma cidadã alemã. Em três meses, inscreveram-se quatro mil novos dadores na Região.

29/5/09
O transplante de medula óssea realiza-se no IPO-Lisboa.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos