sexta-feira, 29 de maio de 2009

“Mulher Madeirense” terá estátua na Avenida do Mar

A segunda fase do projecto de requalificação urbanística da Avenida do Mar, entre a zona da Alfândega e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), cuja execução está prevista para Junho, terá uma peça escultórica da autoria de Sílvio Cró.
Trata-se, segundo Bruno Pereira, vice-presidente da Câmara do Funchal, de «uma peça lindíssima que ficará no enfiamento entre a Empresa de Electricidade e o auto-silo e que vai representar a mulher madeirense com uma ligação ao folclore».
O escultor madeirense foi agraciado em 1995 com uma menção honrosa na mostra de presépios, na Câmara Municipal do Funchal, e, mais tarde, foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso de Escultura, designado, “30 Anos de Autonomia”. Já em 2008, foi editada em Lisboa, uma selecção do seu trabalho que consta no Livro de Ouro de Arte Contemporânea em Portugal de Fernando Infante de Carmo.

Avenida do Mar é a “sala de visitas do Funchal”

Relativamente à requalificação urbanística, Bruno Pereira diz tratar-se de uma aposta da autarquia, cujo investimento público ronda os 600 mil euros, que vai permitir melhorar significativamente as áreas ajardinadas e as zonas de lazer.
Tal como sublinhou, «é para nós a sala de visitas do Funchal e pretende dar à Avenida do Mar uma leitura quase uniforme».
Esta segunda fase do projecto de requalificação urbanística da Avenida do Mar apresenta algumas alterações em relação à primeira intervenção, entre a Assembleia Legislativa e a Alfândega, devido ao parque de autocarros existente.
Segundo Bruno Pereira, foi estudada uma componente de parqueamento de autocarros, mas com melhoria ao nível do pavimento e das áreas ajardinadas envolventes e com a plantação de mais árvores.
A autarquia está já a idealizar a terceira fase, desta vez entre o cais e o porto, num projecto a concertar com a Administração dos Portos da RAM, na medida em que a autarquia pretende que a mesma filosofia seja implementada em toda aquela artéria.



Jornal da Madeira

/////////////////////////////////

Fica a faltar apenas a área adjacente ao porto do Funchal
Câmara renova zona nascente da Avenida do Mar




A Câmara Municipal do Funchal vai voltar a mexer na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, até a zona da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Funchal, que se situa na entrada da Zona Velha da cidade.
O porta-voz da reunião, Bruno Pereira, vice-presidente da autarquia, referiu aos jornalistas que vai ser feita a requalificação de toda a área que actualmente vai do cais da cidade à Praça da Autonomia e será feito o prolongamento da mesma forma que existe actualmente, com peças de escultura e bancos de jardim.
Fica apenas a faltar prolongar a malha urbana daquele desenho para o lado da Avenida do Mar da entrada oeste, onde o terminal norte do porto do Funchal se inicia.
A Câmara Municipal do Funchal também aprovou por unanimidade a assinatura de três protocolos com diversas associações, nomeadamente com a Associação de Ténis da Madeira, com a Associação de Basquetebol da Madeira e com o Clube de Montanha do Funchal, instituições essas que vão receber, respectivamente, verbas no valor de dez mil, seis mil e dois mil euros.
Estes acordos têm por objectivo promover a actividade junto dos escalões de formação, sendo que a primeira associação recebe um valor maior em virtude de dois eventos que promove, de índole internacional.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos