sábado, 16 de maio de 2009

Praceta muda visual da Achada do Til







O Sítio da Achada do Til, nas zonas altas de São Vicente, vai ter uma imagem renovada.
A Câmara Municipal de São Vicente vai avançar, dentro de aproximadamente um mês, com um projecto de arranjo urbanístico, que contempla a construção de uma praceta central, espaços ajardinados e de lazer, com mesas onde poderão ser feitos piqueniques, um bebedouro e iluminação pública.
Segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, a criação deste espaço vem no seguimento da aposta da edilidade de construção de pequenas centralidades nos diversos sítios do concelho.
De acordo com Humberto Vasconcelos, as obras deverão arrancar daqui a sensivelmente um mês, devendo estar concluídas ainda neste mandato, no mês de Setembro.
A intervenção consiste em requalificar um terreno adquirido pela Câmara Municipal de São Vicente, inserido num pequeno aglomerado populacional. Tendo em conta o facto de este espaço apresentar neste momento uma imagem de degradação e abandono, a autarquia entendeu ser imperativo a sua requalificação, tendo em vista a inserção da área na estrutura urbana ali existente, «proporcionando espaços de estar e lazer ao conjunto edificado e um enquadramento cenográfico, melhorando com isso as condições ambientais do espaço».
Tendo em conta as características físicas do terreno, que se desenvolve em várias cotas, entre a estrada municipal e o caminho agrícola da Achada do Til, e atendendo igualmente às cotas de soleira da edificações envolventes, o projecto irá desenvolver-se em plataformas, que ao serem interligadas, irão proporcionar percursos e espaços de estar.
Mas, a parte que ganha mais destaque no projecto é a Praceta, que será a plataforma que irá ficar situada na cota superior, e que irá contemplar as mesas para piquenique, o bebedouro e iluminação pública. Tendo em conta o facto de se localizar numa cota superior, o acesso à Praceta da Achada do Til será feito através de uma escadaria, que se desenvolverá desde a estrada municipal até ao referido caminho agrícola.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos