quarta-feira, 20 de maio de 2009

Miguel Albuquerque inaugurou ontem mais um espaço no Edifício 2000




(DN Madeira)

Funchal tem 14 ATLs e centros comunitários

Uma “segunda casa” é assim que o presidente da Câmara Municipal do Funchal espera que os utentes do novo Centro Comunitário localizado no Edifício 2000 encarem o novo espaço. A infraestrutura, ontem, inaugurada vai servir a população das freguesias de São Pedro e da Sé. Com a abertura deste espaço, o Funchal passa a dispôr de 14 centros comunitários e ATLs.


O Funchal dispõe, desde ontem, de mais um Centro Comunitário. O novo espaço fica localizado no Edifício 2000, o que vai permitir aos utentes de São Pedro e da Sé disfrutarem de actividades em diversas áreas desde a alfabetização, informática, educação para a cidadania, culinária e danças de salão.
A infraestrutura inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal ascendeu aos 282 mil euros e vai ser coordenada por Fernanda Chícharo.
Com a abertura deste espaço, o concelho do Funchal passa a dispôr de 14 centros comunitários e ATLs, os quais são frequentados por mais de 4.800 pessoas, a que se juntam os sete ginásios, com mais de 1.200 utentes, cuja realidade muito satisfaz o autarca.
Miguel Albuquerque está confiante no trabalho a desenvolver por Fernanda Chícharo tendo reiterado que será, com certeza, mais “um grande sucesso e mais uma vitória na cidade do Funchal no âmbito da solidariedade”.
De acordo com o edil, este Centro “é um exemplo de como em períodos de dificuldade, em que as pessoas e o país vivem em dificuldades, o fundamental não é meter pessoas na rua e depois se fecharem em casa, é essencial em tempos de dificuldade as pessoas serem solidárias umas com as outras”.
O novo Centro Comunitário significa, por isso, “que a nossa sociedade deve assentar no princípio da solidariedade, da amizade, em as pessoas darem as mãos”, apontou.
“São estes gestos muito simples que tornam uma sociedade mais humana e mais fraterna, não é o dinheiro, não são os egoísmos”, referiu, é “as pessoas conviverem, ajudarem-se umas às outras e terem um sentido de amizade e de humanidade”.
No entender do autarca, esta é uma política fundamental porque o desenvolvimento das sociedades não é só fazer coisas. “Fazer estradas é importante, esgotos, edifícios, hotéis, tudo isto é importante para criar efeitos multiplicadores económicos e para as pessoas terem melhor rendimento”.
Contudo, sublinhou, “é fundamental também criar hoje centros onde as pessoas se encontrem e estejam olhos nos olhos, a falarem umas com as outras, a desenvolverem actividades comuns”.
O novo Centro Comunitário integra a primeira fase da reformulação e adaptação de um dos pisos do Edifício 2000, que ficará concluída com a instalação da Biblioteca Municipal.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos