sábado, 30 de maio de 2009

Câmara de Lobos recordista de bandeiras


Em matéria de defesa ambiental nas escolas








A Câmara de Lobos é o concelho que mais bandeiras verdes tem em todo o país e este ano prepara-se para aumentar, ainda, o número de candidaturas àquele galardão.
A constatação foi, ontem, feita pelo secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, na abertura da Semana do Ambiente, na Praça da Autonomia, no centro da cidade de Câmara de Lobos.
O ex-responsável pelo Instituto de Habitação da Madeira referiu, ao dirigir-se ao público de palmo e meio que enchia a praça, que eles só podem estar, agora, a defender o Ambiente, porque foram satisfeitas as necessidades básicas das populações daquele concelho, que tem mais do dobro da densidade populacional do resto da Região.
Aquele governante não deixou, contudo, de recordar em que condições viviam as pessoas, nomeadamente no "Ilhéu", uma zona degradada onde hoje existe um «magnífico jardim», assegurou.
Manuel António Correia, que recordou às crianças presentes que, apesar das dificuldades naturais de uma terra onde a orografia é madrasta, ainda se conseguiu desenvolver boas acessibilidades e bons hábitos, enalteceu todas as entidades que estão a fazer esforços para que o concelho cresça com dignidade.
O secretário do Ambiente felicitou todas as escolas que têm tido um papel fundamental na defesa do sector, elogiando o trabalho nas escolas, naquele que é o concelho mais jovem do país, «onde se faz rejuvenescimento da população, com 45 por cento dos habitantes com menos de 25 anos». Precisa, por isso, «de uma política de educação global que inclua as questões ambientais, daí a importância do programa Eco-escolas, que prepare estas crianças».
Por seu lado, o presidente da autarquia, Arlindo Gomes, agradeceu aos jovens das escolas do concelho, porque embora as autoridades do município tivessem tomado a iniciativa de aderir a todos aqueles projectos como a Eco-escolas e a Semana do Ambiente, «nada disto teria tido sentido» sem eles.
De qualquer forma, segundo o autarca, este trabalho ainda vai a meio do percurso, para fazer com que «todos os que nos visitam gostem de Câmara de Lobos e com que os que cá vivem sintam que vale a pena viver neste concelho».
Arlindo Gomes reflectiu ainda sobre a realidade do Ambiente na Madeira, recordando o que foi feito para que «se conseguisse contrariar o que era a realidade de cada concelho».
Aquele município também esteve envolvido, como os outros, na defesa da melhoria do ambiente, conseguindo que todas as pessoas assumissem a tarefa como se fosse de todos nós, conseguindo que o nosso concelho desse uma grande volta».
A Semana do Ambiente iniciou-se com um desfile de moda de materiais reciclados, feito por alunos da escola do Estreito de Câmara de Lobos.
Este ano, o ponto alto do dia Mundial do Ambiente acontece no Porto Santo, no próximo dia 5 de Junho, sexta-feira.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos