domingo, 31 de maio de 2009

'Gigante' dos supermercados aposta no mercado regional

Nesta fase inicial serão abertas três lojas: no Porto Moniz, em Santa Cruz e Prazeres






(A loja de Viseu)



Data: 31-05-2009

A cadeia holandesa de supermercados SPAR vai abrir brevemente várias unidades na Madeira. A vinda desta cadeia internacional de distribuição alimentar, considerada actualmente a maior do mundo em número de lojas (ver destaque em baixo), foi confirmada ao DIÁRIO pelo responsável da SPAR Portugal, Luís da Bernarda, e por António Machado, responsável pela implementação do projecto da Madeira.

De acordo com as informações avançadas pelo responsável pelo projecto Madeira, nesta fase inicial está prevista a abertura de pelo menos três lojas. A primeira delas abre muito brevemente na vila do Porto Moniz. Já a segunda surgirá logo a seguir na cidade de Santa Cruz e a terceira, lá para finais de Junho, início de Julho, na freguesia dos Prazeres.

António Machado explica que a concretização deste projecto no mercado regional será feito quer através da abertura de lojas próprias, quer em regime de franchising, como será o caso da unidade da freguesia dos Prazeres. O investimento de uma loja média, ou seja, com uma dimensão da ordem dos 300 metros quadrados representa um investimento da ordem "dos 150 mil euros, chave na mão e pronta a funcionar".

Aposta nos independentes
Concretizada a abertura destas três primeiras lojas, será o mercado a ditar quais as zonas preferenciais para a instalação de novas unidades. António Machado refere que, para já, não está definido um número mínimo ou máximo de lojas. Isso irá depender da receptividade do mercado e da vontade dos "empresários independentes em aderir a este projecto". Neste momento, explica, "não temos nada definido. O mercado regional tem potencialidades, mas está muito concentrado e é dominado por três grandes operadores. Vamos avançar conforme a disponibilidade e vontade dos independentes. Não posso avançar se vamos abrir três, quatro ou dez lojas. Isto é um processo que vai crescer aos poucos".

Forte aposta nos frescos

Uma das características diferenciadora das lojas SPAR é o serviço e a forte aposta nos denominados produtos frescos como, por exemplo, frutas, legumes, peixe, carnes e charcutaria.

Nesta fase inicial, apenas a unidade do Porto Moniz não disporá de peixaria e talho devido à sua dimensão, 200 metros quadrados. As restantes duas disporão de todos os serviços que caracterizam estas lojas que oferecem até 10 mil produtos ao cliente. Isto no caso de uma loja de 300 metros quadrados.

A disponibilização de produtos de marca própria é outra das apostas desta insígnia. "Uma organização destas sem marca própria não tinha razão de existir", diz.

Já o responsável da SPAR Portugal Luís da Bernarda, explica que no caso concreto da Madeira o projecto da marca passa pela abertura de lojas de proximidade com dimensões que vão variar entre os 200/300 e os 500 metros quadrados, limite máximo permitido na Região.

"Esta é a maior cadeia de supermercados ao nível mundial e aposta em vários formatos de loja. No caso da Madeira, tal como acontece ao nível nacional, vamos apostar nas denominadas lojas de proximidade, com dimensões máximas até 600 metros". Na Madeira, apenas até aos 500 metros.

14 mil lojas distribuídas por 35 países

A cadeia SPAR foi fundada na Holanda em 1932 por Adriaan van Well. Inicialmente surgiu como uma cadeia de adesão voluntária para grossistas sob o nome "De Spar".

O objectivo inicial do seu fundador era assegurar a cooperação entre grossistas e retalhistas independentes de forma a dar uma resposta eficaz ao crescimento de cadeias de supermercados na Europa.

No final dos anos 40, o conceito SPAR começou a expandir-se para fora da Holanda, tendo a Bélgica se tornado no segundo país a dispor de lojas SPAR, o que aconteceu em 1947. Durante a década de 50, o conceito SPAR extendeu-se rapidamente a toda a Europa. Uma expansão que foi impulsionada pelo estabelecimento da SPAR Internacional, o que aconteceu em 1953.

Nas duas décadas seguintes a SPAR continuou a sua expansão pelos restantes países da Europa e também em dois novos continentes. Em 1963 surgiu a SPAR África do Sul e alguns anos mais tarde, em 1977, a marca chegou ao Japão.

O grande crescimento aconteceu, no entanto, nos últimos vinte anos, com a expansão para a Europa de Leste e para a China e Austrália.

Actualmente esta cadeia de supermercados dispões de mais de 14 mil lojas, distribuídas por 35 países, o que espelha bem o sucesso que a marca tem alcançado nos quatro cantos do Mundo.





DN Madeira


Formatos comerciais

SPAR EXPRESS (100 aos 200 m2) - conveniência
SPAR (200 aos 1000 m2) - proximidade
EUROSPAR (1000 aos 3000 m2) - compras de família
INTERSPAR (mais de 3000 m2) - escolha/valor


site :

www.spar.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos