sábado, 30 de maio de 2009

Inauguração com apelo à votação Calheta


Jardim quer demonstrar reconhecimento da Madeira à União Europeia

Data: 30-05-2009







"Votem em quem quiserem, mas por favor venham votar". O apelo foi deixado pelo presidente do Governo Regional na inauguração de um caminho municipal, no Atalhinho, Estreito da Calheta.

Alberto João Jardim afirmou que os madeirenses têm de demonstrar que estão "com o projecto da União Europeia", sublinhando que se a Região ficasse à espera de Lisboa ainda "estava tão atrasada como no 25 de Abril ou, se calhar, ainda estava pior".

"É importante que Bruxelas veja que o povo madeirense sabe reconhecer os apoios que a Madeira recebeu dos contribuintes da União Europeia para fazermos o nosso desenvolvimento".

O presidente do Governo afirma que deve existir "uma atitude moral de reconhecimento", mas lembra também que a próxima legislatura do Parlamento Europeu será "muito importante", tendo em conta a concretização do objectivo da coesão territorial, com a implementação de medidas que sirvam para atenuar os problemas dos territórios mais afastados dos principais centros europeus. Além disso, continuou, vai também definir novas políticas no domínio do ambiente e da energia e novas leis sobre as regiões ultraperiféricas.

Segundo Jardim, é através destes mecanismos que a Região poderá receber apoios da União Europeus, dado que já atingiu um grau de desenvolvimento que não lhe dá direito a tantos apoios como no passado.

O novo caminho municipal liga o Atalhinho e a Estação de Tratamento de Águas. Tratava-se de uma estrada em terra que foi alvo de obras de beneficiação, o que não foi impedimento para que este fosse, como afirmou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Baeta, "o caminho mais internacional da Calheta". Vivem ali residentes de seis nacionalidades, todos eles instalados após Manuel Rodrigues e Conceição Mota, naturais de Santa Cruz, mas que há 12 anos, descobriram o Atalhinho, numa altura em que ambos leccionavam na Calheta.

A beneficiação da estrada, com uma extensão de mil metros, custou à Câmara da Calheta 166.500 euros.


DN Madeira














PGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos