quinta-feira, 28 de maio de 2009

Inaguraçao do Laboratório de Veterinária e Segurança Alimentar

Elogios de Jardim aos técnicos do Laboratório de Veterinária e Segurança Alimentar

São dos melhores do país















A O presidente do Governo Regional enalteceu as qualidades técnicas dos quadros do Laboratório de Veterinária e Segurança Alimentar da Madeira.
Durante a inauguração da infra-estrutura que orçou os 8,2 milhões de euros, Alberto João Jardim realçou que «os formados na veterinária e nas outras áreas relacionadas com a actividade laboratorial são dos melhores que o país tem».
O líder madeirense foi mais longe ao referir que «a Região tem muito orgulho na alta competência técnica que, ao longo destes anos, têm patenteado»
O novo laboratório é na opinião do líder madeirense, uma infra-estrutura técnica e científica que se destina, não apenas a trabalhar no campo da veterinária, mas também nas mais diversas actividades económicas da Região, em particular no campo da segurança alimentar. «Trata-se talvez do melhor laboratório do país neste género apetrechado, havendo já pedidos de propostas para trabalhar com o exterior, continente e Açores».
Para o presidente do Governo Regional, trata-se de concretizar uma resposta que a partir do começo deste século era preciso dar, em termos não só das exigências da União Europeia, mas também em função do crescimento da economia regional e do seu impacto na população.
O novo laboratório surge numa fase que obriga, por parte das entidades públicas, a uma atenção redobrada a determinado tipo de doenças novas que vão sendo descobertas e que vão aparecendo.
Por outro lado, disse Jardim, «esta é uma infra-estrutura necessária para dar um apoio de base ao desenvolvimento de toda a nossa produção alimentar da Região ou importada».

A obra

O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar da Madeira está localizado em São Martinho. Com esta infra-estrutura, a Região Autónoma fica em condições de cumprir todos os requisitos necessários à obtenção da acreditação de acordo com a Norma EN/17025:2005, sendo esta a condição obrigatória para todos os laboratórios que efectuam controlos no ãmbito da veterinária e da segurança dos géneros alimentícios.Este laboratório compreende duas áreas distintas: a administrativa e a laboratorial, distribuídas por quatro andares do novo edifício. Na última estão incluidos um andar destinado às análises veterinárias, um outro para as análises de resíduos e análises bromatológicas e dois pisos técnicos de armazenamento de material. O investimento da Secretaria do Equipamento Social atingiu os 8,2 milhões de euros.

Jornal da Madeira










PGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos