sexta-feira, 29 de maio de 2009

Engenheiro madeirense ganha Prémio Secil



Joaquim Cardoso apresentou um projecto inovador para reforço de edifícios antigos
Data: 29-05-2009

Um jovem engenheiro madeirense conquistou o Prémio Secil Universidades 2008, na categoria de Engenharia Civil, tendo recebido a distinção na passada quarta-feira, no decorrer da cerimónia realizada em Lisboa.

Joaquim Cardoso, um jovem (25 anos) de São Jorge actualmente a estagiar numa empresa do continente, foi premiado por um estudo de uma solução de reforço em edifícios antigos de alvenaria. Uma solução que o engenheiro madeirense define como sendo "inovadora" e que tem como principal característica "a utilização de fibras de vidro e ancoragens". Técnicas que, revela, deverão em breve começar a ser aplicadas em edifícios.

O projecto foi desenvolvido no âmbito da tese de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, efectuada no Instituto Superior Técnico, enquanto prestação de serviço para uma empresa da aérea do reforço sediada em Lisboa, a STAP, por isso mesmo detentora desta patente.

Na cerimónia de quarta-feira, que contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, Joaquim Cardoso foi distinguido com um certificado premiado, além de um prémio pecuniário de cinco mil euros. O projecto que valeu a distinção ao engenheiro madeirense denomina-se "Reforço Sísmico de Alvenaria Tradicional com faixas de GFRP e Ancoragens. Ensaios de Aderência e Modelo de Cálculo".

Refira-se que o secretário regional do Equipamento Social, Luís Santos Costa, foi uma das diversas entidades nacionais presentes na cerimónia de entrega dos Prémios Secil 2009.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos