sexta-feira, 15 de maio de 2009

Centro de saúde e lar concluídos em 2010







O novo centro de saúde de Câmara de Lobos que vai ficar instalado num edifício na denominada “Cidade Nova” deverá estar concluído em Janeiro de 2010.
A infra-estrutura prometida há vários anos, inscrita no Programa do Governo Regional, contempla ainda um centro de dia e lar de terceira idade, e passou a ser prioritária para a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, visto o actual centro de saúde estar desadequado à realidade do concelho.
Satisfeito com esta medida, o presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes observa que o processo só não avançou mais cedo porque «houve outras prioridades».
O autarca refere que «cada camaralobense quer ver o seu centro de saúde reformulado e capacitado para dar resposta às necessidades, visto que o actual já está ultrapassado».
Segundo Arlindo Gomes, o actual centro foi muito bom no passado, mas reconhece que agora está desadequado à realidade da freguesia com mais de 15 mil habitantes, mesmo com um segundo centro de saúde a funcionar no Serrado do Mar, igualmente com limitações.
Quanto à localização da nova infra-estrutura, o autarca não tem dúvidas de que se trata de uma boa opção, estando integrada numa zona de expansão da cidade.
O futuro centro de saúde e lar de Cãmara de Lobos será adaptado às novas funções, num edifício que já está em fase adiantada de construção, que «concerteza terá muita qualidade e dignidade».
O projecto do centro de saúde, segundo foi anunciado pelo secretário regional, Jardim Ramos, contempla oito valências: saúde familiar, consulta aberta, apoio à comunidade, reabilitação, cuidados continuados, administração e apoio geral.
Quanto ao lar de terceira idade, o projecto prevê 12 quartos individuais e 16 quartos duplos, ou seja, uma capacidade para acolher 44 pessoas.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos tem recomendado às empresas de construção, que realizam as obras de novas estradas nos centros urbanos, para que enterrem os cabos elétricos e de telecomunicações. Por vezes, esta não é uma situação de fácil resolução, mas Arlindo Gomes salienta que a redução da poluição visual compensa esta atitude das empresas construtoras. Assim, as novas estradas estão livres de postes e também de fios eléctricos e de cabos de telecomunicações.

As obras de recuperação da igreja da Quinta Grande estão concluídas e serão inauguradas no dia da freguesia a 24 de Julho. «A recuperação da igreja da Quinta Grande era uma velha aspiração da população e foi feita com muita dignidade, visto ser uma obra necessária, a juntar à alteração rodoviária do centro da freguesia», realçou Arlindo Gomes, presidente da autarquia de Câmara de Lobos. Consciente de que a maioria da população da Quinta Grande é católica e que se revê neste tipo de obras. «Será certamente um momento festivo para a freguesia que nessa data celebra também o seu dia», realçou Arlindo Gomes. As obras de recuperação do interior da Igreja da Quinta Grande foram um investimento no valor total de 700 mil euros. A empreitada decorreu em duas fases. A primeira foi a recuperação do edifício da Igreja e a segunda o restauro do interior.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos