domingo, 24 de maio de 2009

Madeira na palma da mão mundial através do iPhone

Aplicação criada na madeira para o iphone promovida pela apple permite conhecer a região
Data: 24-05-2009




A Madeira já está presente em todo o Mundo através do 'iPhone', a nova 'coqueluche' do 'iTune', da Apple, que tem actualmente 18 milhões de subscritores. Tudo graças à 'Wow!Systems', uma empresa madeirense dedicada às novas tecnologias, que acaba de lançar uma nova aplicação para o popular telemóvel iPhone destinada a promover o destino Madeira em todo o mundo.

De acordo com o coordenador científico do projecto, 'iViews - Madeira Islands', Pedro Campos, esta aplicação "permite aos utilizadores visualizarem diversas fotos panorâmicas da ilha da Madeira, podendo as mesmas ser controladas pela simples inclinação do telemóvel (esquerda ou direita). À medida que a paisagem vai sendo apresentada, balões informativos indicam ao utilizador algumas das principais atracções visíveis nas fotos. Para ficar a saber um pouco mais sobre a localidade fotografada, bastará "abanar" o telemóvel para que um pequeno texto informativo apareça".

As valias desta aplicação desenvolvida em parceria com alunos finalista da Universidade da Madeira, e sem "qualquer apoio institucional", "permitem ainda a exploração de um mapa da ilha, com informação diversa sobre as principais localidades, o acesso a uma agenda cultural relativa aos eventos a realizar no arquipélago (actualizada regularmente) e ainda a possibilidade de o turista poder descobrir quais os museus, parques e outros pontos de interesse que se encontram por perto, recorrendo ao uso do sistema GPS do telemóvel". Uma vez detectados os pontos de referência, "o utilizador poderá ficar a saber um pouco mais sobre cada um desses pontos", explica o docente da UMa.

Pedro campos explica que "esta primeira versão contempla apenas a ilha da Madeira, mas uma actualização já está a ser preparada, incluindo a ilha do Porto Santo, novas fotos panorâmicas, acesso a informações úteis tais como meteorologia em tempo real, números de telefone de emergência e possibilidade de os turistas partilharem as suas experiências na ilha com os restantes utilizadores". Mais. O objectivo é comercializar a aplicação ao nível internacional, até porque a mesma é pioneira e reúne uma série de potencialidades até hoje inexploradas em termos de 'iPhone' A aplicação em causa, a primeira desenvolvida e especificamente vocacionada para o turismo, encontra-se disponível aos 18 milhões de utilizadores mundiais via loja online da Apple - iTunes (iViews) e tem o preço simbólico de 0,79€.

O que é o itunes

O iTunes é um player multimédia, desenvolvido pela Apple para servir acima de tudo os utilizadores dos seus dispositivos. Este software tem vindo a ganhar preponderância dado o incremento nas vendas de dispositivos móveis multimédia com a assinatura Apple. Falo por exemplo no recente iPhone, mas todos os outros dispositivos são também grande exemplo. A iTunes Store é o componente do iTunes pelo qual os utilizadores podem comprar conteúdos multimédia. Mas… que mais tem este player?.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos