quinta-feira, 28 de maio de 2009

Requalificação da Frente Mar de São Vicente

Antes



Depois

















(Municipio de Sao Vicente)


Humberto muda S. Vicente


Antes de saber se fica ou sai, edil confirma obras que vão mudar a frente mar
Data: 28-05-2009




O presidente da Câmara de São Vicente já tinha prometido que um dia iria calar a insatisfação dos comerciantes da frente mar da vila. Ontem, chegou finalmente esse dia. O autarca chamou uma quinzena de empresários com espaços comerciais naquela zona, apresentando-lhes o projecto de requalificação que ascenderá os 3 milhões de euros e tem a promessa de transfigurar por completo a baixa da localidade. As obras começam no fim deste ano.

Mas, a revitalização ainda dá mais esperança aos empresários. Segundo Humberto Vasconcelos existe a perspectiva do tecido comercial poder vir aumentar o número de vendas em cerca de 30% no ano seguinte à conclusão da infra-estrutura.

Anteriormente, descontentes com a falta de condições, sobretudo ao nível da falta de estacionamento automóvel, higiene e segurança dos clientes, à saída, depois de tomarem conhecimento, muitos não tinham dúvidas em afirmar que a zona "ficará irreconhecível". Foi o caso de Marques Rosa, David Leça e Roberto Caires que ao DIÁRIO manifestaram-se favoráveis ao arranque das obras.

Ainda assim, à entrada para a reunião, alguns mostravam-se reticentes quanto àquilo que esperavam ver. Todavia, a verdade é que, no final, todos saíram do encontro marcado para o salão nobre dos paços do concelho extremamente satisfeitos, inclusive os entrevistados chegaram ao ponto de nem se importar com o prejuízo que irão ter durante um ano, tempo que decorrerá os trabalhos.

Xeque-mate em ano de eleições


Sem saber qual será o seu futuro político, Humberto Vasconcelos, jogou a última cartada. Uma espécie de 'xeque-mate' guardado para o fim do exercício autárquico. Nesta altura do campeonato todos os pontos contam até mesmo para uma eventual recandidatura ser confirmada pelo presidente do PSD. Vasconcelos deixou para o último ano de mandato uma obra que considera ser "emblemática" capaz de deixar "marca no futuro do município". Aquilo que poderia ser entendido como uma acção de aproximação política, passou quase imperceptível aos olhos dos comerciantes. Ao DIÁRIO, o autarca negou que alguma vez sequer tenha pensado na questão, preferindo antes, apontar o "sentido de responsabilidade sempre na defesa dos comerciantes", justificando a iniciativa com a "disponibilidade financeira" do momento da Câmara: "Só agora tivemos cabimento orçamental para avançarmos com a obra". Porém, haverá apoio por parte do Governo Regional através da celebração de um contrato-programa.

Inauguração em 2010

Daqui a um ano, toda a frente mar não será a mesma. A área comercial será ampliada assim como os passeios marítimos vão ganhar outra dimensão. Zonas de lazer ajardinadas serão igualmente introduzidas e o número de estacionamentos ao longo da marginal crescerá. Um pormenor do melhoramento consistirá na identidade própria dos espaços comerciais. Cada um terá uma cor diferente por forma a distinguir o espaço, além de toda área comercial das esplanadas ganharem comodidade. A encosta merecerá atenção através da introdução de jogos de luzes proporcionando à noite um efeito luminoso interessante aos visitantes.

Comerciantes favoráveis

David Leça, Marques Rosa e Roberto Caires, três empresários de ramo de negócio completamente diferentes, estavam satisfeitos com a iniciativa. Marques Rosa, disse ter sido "uma ideia muito boa", assegurando que "o volume do comércio irá aumentar".

Já David Leça, não se importa de ver a sua padaria prejudicada durante um ano enquanto decorrerá as obras. "Irá afectar, mas depois isso recupera-se com o melhoramento que se prevê para ali".

Quem alinhou pelo mesmo diapasão foi Roberto Caires. Ligado ao ramo da restauração, garantiu que o nível de "conforto irá aumentar e a tendência será o crescimento de clientes".


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos