sexta-feira, 29 de maio de 2009

Transplante do Rodrigo adiado para amanhã


Data: 29-05-2009

Estava previsto para o final da tarde de hoje, mas a equipa da Unidade de Transplante Medular do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, decidiu submeter Rodrigo Sousa ao transplante de medula apenas amanhã de manhã.

Pedro Sousa, pai do bebé madeirense a quem foi diagnosticada uma Leucemia Linfoblástica Aguda às seis semanas de idade, disse que os médicos preferiram marcar o transplante para amanhã para facilitar a vigilância pós-intervenção.

Internado no IPO desde a semana passada, onde voltou a ser sujeito a mais um tratamento de quimioterapia pré-transplante, Rodrigo, actualmente com 10 meses e meio de idade, "tem reagido bem" e "mantém-se bem disposto", brincando e sorrindo para os pais e avó materna que o acompanham 24 horas por dia, num sistema de 'turnos' para que o bebé nunca se sinta sozinho.

Os pais, Pedro e Orvídia, estão cientes de que a próxima semana será complicada. O Rodrigo estará a recuperar do transplante de medula e terá também de lidar com os efeitos da quimioterapia a que foi submetido nos últimos dias.

Serão dias de "vigilância apertada e cuidados extremos a todos os níveis", diz Pedro Sousa, embora garanta que a família de Rodrigo tem plena confiança na equipa da Unidade de Transplante Medular, liderada por Isabelina Ferreira, que tem vindo a seguir o caso do bebé madeirense. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares têm sido "fantásticos", refere.

Quanto à intervenção propriamente dita, Pedro Sousa diz não saber quanto tempo vai demorar e explica que o transplante de medula é feito de forma semelhante a uma transfusão de sangue, não devendo por isso ser uma intervenção muito longa. As expectativas estão agora nas primeiras reacções do Rodrigo após o transplante, que se esperam o mais positivas possível.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos