sábado, 23 de maio de 2009

Imóvel estava destinado inicialmente para a Veterinária

Destinava-se inicialmente a Laboratório de Veterinária

Governo adapta imóvel a Lar de Terceira Idade








O Governo Regional vai afectar um imóvel existente em São Martinho, e que inicialmente destinava-se a Laboratório de Veterinária, para lar de terceira idade, apurou o JORNAL da MADEIRA junto da Secretaria Regional do Plano e Finanças.
Recorde-se que a construção do laboratório de veterinária foi, por motivos técnicos, transferida deste terreno para outro local, onde será proximamente inaugurado.
Em relação à estrutura existente, foram analisadas diversas opções, e a Secretaria tutelada por Ventura Garcês, como titular do património, «decidiu afectar o imóvel existente (e o espaço envolvente, também propriedade pública), a funções sociais, dentro do espírito do actual programa de Governo que privilegia os investimentos na área social».
Desta forma, foi elaborado um projecto de transformação da estrutura existente em Lar de Terceira Idade, com a qual se procurará dar resposta às crescentes carências da comunidade, sobretudo ao nível do concelho do Funchal.
O projecto elaborado, que cumpre todos os exigentes requisitos legais para Lares de terceira idade (conforme se pode ler na memória descritiva, referida noutra parte desta reportagem), tem todas as condições para se tornar uma infra-estrutura social exemplar, proporcionando uma excelente qualidade de vida aos futuros utentes (no máximo de 50), e prevendo inclusivamente 10 quartos para pessoas com deficiência/mobilidade reduzida, os quais poderão funcionar de modo autónomo para apoio a outros segmentos etários, nomeadamente jovens deficientes, possibilitando alguma vivência inter-geracional.
Prevê-se que o lançamento do concurso público de construção possa ocorrer ainda durante este ano, e que a obra possa ficar concluída no decurso do mandato do actual Governo.

36 quartos duplos e individuais

O programa estabelecido, conforme se pode ler na memória descritiva, oferece 36 unidades de alojamento com uma capacidade de alojamento para 50 camas, distribuídos por quartos duplos e individuais.
Adicionalmente o edifício aparece equipado com espaços complementares comuns de estadia e actividades lúdicas, cafetaria e refeitório, núcleo de saúde e ginásio de reabilitação, núcleo de gestão e apoio técnico, bem como espaços de serviço associados.
De realçar que a nascente se prevê uma ala de 10 unidades de alojamento, preparada para acolhimento de pessoa com dificuldade grave de mobilidade ou deficiência.
Os acessos são realizados a partir do arruamento municipal no limite Norte, com separação e controle para acesso de residentes, de serviço e visitas.
O estacionamento público oferecido é de 25 unidades, com 6 células preparadas para utentes com mobilidade reduzida, e complementados por espaços de estacionamento adicionais para serviço e funcionários.
Destaque para uma praça central com 300 metros quadrados, como ponto de encontro e convívio no exterior. Um pátio interior coberto desempenha função complementar com especial utilidade em situações climatéricas desfavoráveis.

Estrutura será devidamente equipada

A memória descritiva à qual tivemos acesso incide sobre a reconversão de um edifício pré-existente ao sítio do Poço Barral, em São Martinho, no sentido de permitir, conforme salienta o documento, «o aparecimento de um Lar para Idosos, devidamente equipado e dotado de valências complementares promotoras de um desempenho equilibrado e integrador».
Para o efeito, foi considerado um terreno com cerca de 5.050 metros quadrados, que se encontra parcialmente infra-estruturado, incluindo um edifício pré-existente de dois pisos e planta quadrangular com um total de 2.316 metros quadrados de construção.
A memória descritiva adianta ainda: «Tirando partido das características físicas do espaço de intervenção e tendo em atenção um programa de trabalho adequado às funções a desempenhar, propomos a reconversão do edifício existente, complementado por algumas construções adjacentes, estabelecendo um conjunto funcionalmente equilibrado e capaz de responder da melhor forma às necessidades de uma instalação de pessoas idosas ou com necessidade de assistência».
Refira-se ainda que o conjunto edificado, com uma área total de construção de 4.015 metros quadrados em dois pisos, «apresenta uma distribuição confortável de diversos volumes de baixo impacto paisagístico pelo terreno, privilegiando a exposição a Sul com vista-mar e uma relação directa com os espaços exteriores, articulados em duas plataformas ajardinadas amplas, com cerca de 1.680 metros quadrados, e sem declives que perturbem o acesso e fruição dos residentes.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos