quarta-feira, 13 de maio de 2009

Centro de Estudos de História do Atlântico



Esta em construção na Rua das Mercês (traseiras da Igreja do Colegio), a nova sede do Centro de Estudos de História do Atlntico (CEHA), este Organismo foi criado pelo Governo Regional 1985 para promover a Investigaçao Historica sobre as Ilhas Atlânticas

Renders e Maquete do Projecto em Construção














"As novas instalações do CEHA, em funcionamento a partir do segundo semestre de 2009 ,situam-se nos números 6 a 10 da Rua das Mercês no Funchal. O edifício é do século XVIII, sendo conhecido como Casa Jacquinet. Esta designação resulta do facto do proprietário nos inícios do século XIX ter sido Augusto Justiniano da Silva Amorim (1807-1902), que era conhecido no Funchal como o Augusto Jacquinet.

De acordo com o "Guia dos Monumentos do Funchal (coordenação de Diva Freitas,2008) " Este imóvel constitui um marco relevante na arquitectura civil da cidade, pois segue as características gerais da arquitectura madeirense, com fachadas percorridas por beirais duplos e triplos e vão alinhados e interkligados de molduras sóbrias, sendo as do andar nobre encimadas por friso e cornija, conservando lambrequins decorados e rendilhados pintados de verde e branco.

No interior destacam-se as tradicionais arcadas de cantaria mole nas lojas e no átrio central um pavimento empedrado a calhau rolado.

O andar nobre, decorado com painéis de madeira piontados com vistas antigas do Funchal, também conserva numa das salas um antigo banco denominnado "banco dos réus", sendo tradição ali ter funcionado um tribunal."

Ao edificio antigo adicinou-se na área do quintal uma construção nova com espaço para biblioteca de consulta e investigação histórica, um auditório para 96 lugares sentados e uma área de depósito de livros da Biblioteca e de Publicações do CEHA.

O endifico principal de 2 pisos e uma torre, é reservado aos serviços administrativos, gabinetes para investigação, e com dois gabinetes para investigadores convidados ou visitantes, um espaço multimédia para doze utentes, uma área de exposições."

CEHA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos