A Historia e destaques das "Ilhas Selvagens"
v Descobertas em 1438, por Diogo Gomes de Sintra, ficam no extremo Sul do território Português, fazem parte do Parque Natural da Madeira e a Selvagem Grande é o nosso local de destino, que fica situada nas coordenadas; Latitude 30º 08´ 40" N e Longitude 15º 52´ 50" W, com a altitude máxima de 135 metros e a 1.385Km da cidade do Porto.
v São popularmente conhecidas pela sua biodiversidade, e por serem uma zona de excelência para as aves migratórias.
v A fauna e a flora marcam de forma exemplar a diferença de todo o restante território Português.
v Foram constituídas Reserva Natural em 1971, sendo das mais antigas reservas naturais de Portugal e a única que até a data foi galardoada com o mais alto Diploma Europeu, "Áreas Protegidas do Conselho da Europa".
v São monitorizadas continuamente desde 1976 e foram entregues ao Parque Natural da Madeira em 1989, que desde então faz a sua gestão.
v Reúnem todos os requisitos essenciais para serem reconhecidas como Reserva da Biosfera, visando desta forma a sua integração a breve prazo, na Rede Mundial de Reservas da Biosfera.
v Caso obtenham este reconhecimento, servirá para promover e afirmar Mundialmente a importância da diversidade biológica, das espécies, dos ecossistemas e das paisagens do arquipélago, bem como em novas possibilidades e condições para projectos de pesquisa científica.
v Integram a Rede Natura 2000.
v São um pequeno arquipélago Português pertencente à Região Autónoma da Madeira.
v Situam-se a 250 quilómetros ao Sul da cidade do Funchal (Madeira), a cerca de 250 quilómetros a Oeste da costa Africana.
v Como quase todas as ilhas da Macaronésia, as Selvagens têm origem vulcânica e são constituída por duas ilhas principais e várias ilhotas.
v O arquipélago é um santuário para aves, é muito agreste e tem uma área total de 273 hectares.
v Dependem administrativamente do concelho do Funchal; actualmente têm apenas dois habitantes (semi-permanentes), guardas do Parque Natural da Madeira, sendo também periodicamente visitada por pessoal da Armada Portuguesa ao serviço da Direcção-Geral de Faróis.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos