domingo, 31 de maio de 2009

Expo Energia divulga energias renováveis

De 2 a 5 de Junho no Largo da Restauração numa iniciativa da Câmara Municipal do Funchal







A Câmara Municipal do Funchal (CMF) em parceria com a Escola Profissional Cristóvão Colombo (EPCC) promove de 2 a 5 de Junho, no Largo da Restauração, a “Expo Energias”.
Esta é uma iniciativa que, como sublinha ao JM a vereadora Rubina Leal, tem como objectivos “divulgar o potencial das energias renováveis para a protecção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, promover a utilização das energias renováveis, reflectir sobre os hábitos de consumo em termos energéticos e abordar estratégias para a utilização racional de energia”.
A vereadora com o pelouro da Educação realça que no âmbito da “Expo Energias” , para além das conferências diárias com exemplos de boas práticas na região, “vamos ter diariamente workshops, nomeadamente de construção e utilização de fornos solares e de reutilização de materiais, testes e demonstrações de diferenets equipamentos de aproveitamento de energias renováveis e transmissão de filmes de educação ambiental (Cine-Eco)”.
“São uma série de iniciativas que vão desde a exposição de quatro empresas que vão estar no espaço da Expo Energias a apresentar os seus produtos para as energias renováveis, aos momentos de reflexão e de conferência, aos workshops práticos e as sessões de demonstração com veículos amigos do ambiente, nomeadamente três Segways, bicicletas eléctricas, um carro eléctrico e um carro movido a hidrogénio e o mini-autocarro da linha Eco do Funchal”, salienta Rubina Leal, acrescentando que estará também presente o veículo da Educação Ambiental da CMF.
Referindo tratar-se da primeira iniciativa desta natureza, destaca que a mesma termina no dia 5 de Julho, com a entrega dos Certificados de Qualidade Ambiental pela Câmara Municipal do Funchal a empreendimentos do concelho e com a estreia mundial do filme “Home”, que alerta para a conservação do planeta.
A vereadora da CMF realça que todas as iniciativas vão decorrer no Largo da Restauração, na grande tenda central que aí será montada, e nos espaços envolventes da Avenida Arriaga. “Trata-se de uma iniciativa que será aberta a toda a população, embora seja dirigida sobretudo para os alunos do Ensino Secundário e Universitários”, sublinha, acrescentando que “a ideia é demonstrar as boas práticas existentes na Região e demonstrar como se pode, de alguma forma, trabalhar com alguns materiais e reutilizá-los, apresentar alguns filmes na área de educação ambiental, tudo com um objectivo pedagógico e educativo, pois é importante realçar o papel das energias renováveis”.
A inauguração a Expo Energias será no próximo dia 2 de Junho, pelas 11 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, seguindo-se uma conferência por Luís Marques Mendes sobre o tema “O contributo das energias para o desenvolvimento sustentável”.
No dia 3 de Junho, haverá uma conferência por Carlos Magro, do LREC - Laboratório Regional de Engenharia Civil, sobre a temática “Energia fotovoltaica, situação presente e perspectivas futuras”.
No dia 4, será a vez de Melim Mendes, da Associação Regional de Energia e Ambiente (AREAM) ser orador na conferência sobre “O enquadramento da problemática energética - perspectivas regionais e internacionais”, e no dia 5 será orador António de Brito, que apresentará o tema “Veículos eléctricos: Passado/presente/futuro”.
Por outro lado, Rubina Leal destaca que durante a Expo Energias haverá a apresentação de um exemplo de boas práticas. Assim, no dia 3 será a Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), no dia 4 o Grupo Pestana e no dia 5 a empresa Horários do Funchal.
A exposição estará aberta durante os quatro dias desta iniciativa entre as 09 as 20 horas.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos