sábado, 9 de maio de 2009
Vale de São Vicente renovado entre a Vila e o Laranjal
O vale da Freguesia de São Vicente vai ficar mais enobrecido. Ainda este ano, em princípio dentro de cerca de dois meses, deverão ir para o terreno as obras de requalificação urbanística na Estrada João Abel de Freitas, entre a Vila e o Sítio do Laranjal.
Trata-se de um projecto que vem transformar por completo toda a zona envolvente à antiga estrada municipal João Abel de Freitas, entre o Quartel dos Bombeiros e a rotunda do Laranjal. Ao longo de todo o traçado, que será também requalificado, serão criados passeios, espaços ajardinados, um percurso pedonal com um circuito de manutenção, fontes com jogos de água e de luz, de modo a trazer mais vida ao vale, que é actualmente caracterizado por uma certa escuridão, bem como serão também criadas praças e serão reorganizados os estacionamentos junto às Grutas de São Vicente.
De acordo com o presidente da Câmara de São Vicente, a obra (cujo projecto está neste momento em fase de adjudicação), será apoiada por fundos comunitários e regionais (é fruto de contrato-programa com o Governo Regional) e terá um custo de cerca de cinco milhões de euros. Humberto Vasconcelos destaca o facto de a intervenção transformar o espaço em questão numa «zona nobre».
O projecto contempla a reabilitação e requalificação da estrada, reajustando o traçado, colocando passeios (em calçada à portuguesa), estacionamentos e arborização, imprimindo-lhe um carácter mais urbano. Por outro lado, atendendo a que este constitui o único percurso pedonal entre os sítios a norte (Laranjal, Lameiros, Fajã dos Vinháticos, Achada dos Judeus, Achada do Til, Ribeira Grande) e a vila - a circulação a pé na Via Expresso é proibida - a colocação dos passeios torna-se imprescindível, melhorando a acessibilidade. Ao longo do percurso, e tendo também em conta que este é o arruamento de acesso às Grutas de São Vicente (importante ponto turístico), serão criados pequenos miradouros, espaços de estar e lúdicos, bem como jardins.
O projecto contempla, por outro lado, o “Jardim Sete Fontes”, denominação proposta para o circuito de manutenção, em alusão ao sítio das Sete Fontes. Aqui, serão construídas duas fontes cibernéticas com jogos de água e luz. Destas, uma será uma fonte visitável, com 37 jactos verticais de água livre a três alturas distintas e com 63 projectores de luz, ao passo que a outra será uma fonte ornamental, com sete jactos de água livre também a três alturas distintas e com 21 projectores. Por seu turno, o circuito de manutenção, que se confunde com o próprio passeio do arruamento, quase que incentivando as pessoas a usufruirem do mesmo, será composto por 18 estações para os mais variados exercícios físicos, podendo ser usado por principiantes ou por pessoas com prática desportiva regular, locais ou visitantes.
De referir ainda que o facto de toda esta zona que será alvo de intervenção ser a primeira imagem que os visitantes têm ao chegar à vila de São Vicente pela Via Expresso - estes terrenos confinam com este eixo e ainda têm vestígios da execução da mesma - torna-se um factor determinante nos trabalhos a efectuar. Por isso, o projecto prevê a contiguidade orográfica e perspéctica ao vale, longitudinal e transversalmente, abolindo as roturas visuais existentes, através da introdução de massas arbóreas de espécies semelhantes às das envolventes e da modulação do terreno, de modo a criar cenários associados às paisagens naturais das encostas do vale de São Vicente. Como tal, para promover a integração paisagística, foram escolhidos materiais naturais tais como a pedra e a madeira nos pavimentos, muros de suporte e outros elementos ornamentais.
Estacionamentos serão reorganizados junto às Grutas
O projecto de requalificação urbanística na Estrada João Abel de Freitas prevê igualmente a reorganização dos estacionamentos junto às Grutas de São Vicente e Centro do Vulcanismo.
Tendo em conta que o estacionamento é feito actualmente de forma aleatória, sem qualquer intenção de sentido de circulação, nem diferenciação de pavimentos destinados ao trânsito de viaturas e de peões, o projecto vem disciplinar esta situação, através da sinalização horizontal e vertical dos lugares de estacionamento e passagem de peões, bem como através da adopção de pavimentos com diferentes níveis e revestimentos.
A intervenção passará a contemplar 38 lugares de estacionamento para veículos ligeiros e dois lugares para veículos pesados de passageiros.
De referir ainda que passará a haver um sentido único de circulação automóvel, com apenas uma entrada e uma saída.
Jornal da Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos