segunda-feira, 25 de maio de 2009

Casa da Cultura no Verão

Investimento inclui Centro de Juventude e custou 4 milhões de euros







A Casa da Cultura de Santana está prestes a ficar concluída. Tudo indica que aquele espaço vai ser inaugurado até o Verão. Em Março, o JM realizou uma reportagem que dava conta do avançado andamento das obras deste investimento construído pela Secretaria Regional do Equipamento Social.
Trata-se de um espaço multi-funcional, interactivo e inovador no concelho nortenho, que tem como principal objectivos os de promover a melhoria e o desenvolvimento das relações ambientais, sócio-culturais, recreativas, lúdicas e desportivas dos jovens, fomentando a participação na vida em grupo, bem como ocupando-os de forma saudável nos seus tempos livres.
A nova estrutura foi instalada na antiga Pensão Figueira, onde funcionou o único estabelecimento hoteleiro de Santana e cuja estrutura principal foi mantida. Neste edifício vai também funcionar o Centro de Juventude.
Atendendo a que os dois investimentos vão ser geridos por organismos autónomos, foram criadas condições de funcionamento individuais.
Refira-se que o novo edifício da Casa da Cultura de Santana vai estar vocacionado para as actividades culturais que se pretendem fomentar naquela cidade, nomeadamente a produção artística, o contacto com as novas tecnologias e a criação de uma infra-estrutura de apoio aos mais novos através da introdução de uma ludoteca infantil.
Esta nova valência cultural vai ser dotada de ateliers de pintura, escultura e artesanato e espaços de apoio a estas actividades. Será também criado um amplo espaço polivalente para exposições temporárias.
No que toca à produção musical, de salientar que vão ser construídas instalações de apoio ao ensino e ensaio, dado que um dos objectivos desta nova instituição é o funcionamento pleno de uma extensão do Conservatório de Música da Madeira.
Quanto ao Centro de Juventude, refira-se que o mesmo caracteriza-se como uma unidade de alojamento de apoio às camadas mais jovens, onde o intercâmbio, a troca de ideias e experiências são os principais vectores. Esta infra-estrutura juvenil vai ser dotada de áreas de convívio multi-funcionais, áreas de serviço e unidades de alojamento com separação de sexos (alas feminina e masculina).
Refira-se que o valor de adjudicação da obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, foi de cerca de 4 milhões de euros.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos