quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Madeira é exemplo nas Nanociências







Data: 04-02-2010

A Universidade da Madeira é já um exemplo para todo o país ao nível da investigação que já é feita na área das Nanociências. Quem o diz é Geoffrey Ozin, considerado como o pai da Nanoquímica, que proferiu ontem uma palestra sobre esta área da ciência, após ter passado alguns dias a conhecer um pouco melhor o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Centro de Química da Universidade da Madeira (CQM). Para o investigador e docente universitário, a visita à Região foi também uma oportunidade para mostrar aquilo que está a ser feito na área das nanociências especialmente na América do Norte e incentivar a uma maior aposta da Região na área.

Ozin afirma que actualmente são muitos aqueles que acreditam que na base da nanociência está a próxima 'revolução industrial', até porque, como explica a investigação nesta área, tal como a sua aplicação prática, é multidisciplinar (medicina, química, tecnologia, etc).

Já João Rodrigues, coordenador científico do CQM diz que a unidade ainda tem algumas 'debilidades' em termos de equipamentos e uma massa crítica que ainda necessita de reforço, porém salienta que está "no bom caminho". Actualmente o CQM tem vários projectos candidatos a financiamentos ao nível internacional, mas João Rodrigues apela também aos apoios regionais. "É um projecto que interessa à Região, que pode ser mais uma âncora para o desenvolvimento da Região". Raul Caires, presidente do conselho de administração do Madeira Tecnopolo, disse ainda que há grande empenho do Governo em desenvolver outras áreas de excelência ligadas à ciência, tecnologia e inovação e que já estão a ser estudar eventuais novas parcerias.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos