sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Machico estuda alteração do dia do concelho




Data: 05-02-2010

Por iniciativa do Gabinete de Arqueologia, Arte e História, a Câmara Municipal de Machico pretende lançar uma ampla discussão pública sobre a alteração do dia do concelho que actualmente se celebra a 9 de Outubro, dia do Senhor dos Milagres. A ideia é alterá-lo para 8 de Maio.

Uma decisão que o presidente da autarquia pretende que seja tomada, depois de debatida pelas forças vivas de Machico, desde instituições desportivas, culturais, financeiras e ainda por toda a população que se queira pronunciar sobre o assunto.

"Eu próprio tenho algumas dúvidas, embora reconheça a validade da proposta. Vamos pôr isso à discussão e estas minhas palavras fazem parte disso mesmo, para ver se a ideia ganha força. Se houver um grande grau de aceitação da proposta, é possível que se avance com a alteração", afirma Emanuel Gomes.

A discussão lançada pela Câmara está consubstanciada num estudo realizado pelo Gabinete de Arqueologia, Arte e História desta autarquia, que propõe a alteração do dia do concelho para 8 de Maio, "considerando a data que marcou a primeira doação da história dos Descobrimentos Portugueses", defende o parecer.

O mesmo documento defende o seguinte: "Logo após o povoamento do Arquipélago da Madeira, ocorrido na década de vinte do século XV, o Infante D. Henrique doou a Capitania de Machico a Tristão Vaz Teixeira, em 8 de Maio de 1440", como comprova a Carta de Doação da Capitania de Machico, feita pelo Infante D. Henrique. Machico é, assim, a primeira capitania mundial dos descobrimentos.

Ora, para o Gabinete de Arqueologia, esta situação marcou, "efectivamente, a primeira doação específica da História da Expansão Portuguesa". À época, das três capitanias-donatárias, a de Machico era "territorialmente maior e detentora de francos recursos aquíferos e florestais, pese embora a produtividade das suas terras fosse menor" que a do Funchal e do Porto Santo. Apesar da certeza da data da doação da capitania a Tristão Vaz Teixeira, não é certa a data da elevação de Machico a Vila, embora defenda o documento que por indicação indirecta, se conjecture a data de 1451.

Alteração só avançará em 2011

Reforçando que a discussão da alteração do dia do concelho deverá ser levada a cabo sem qualquer tipo de compromisso, Emanuel Gomes quer toda a sociedade machiquense envolvida neste processo. Contudo, considera que o dia da criação da capitania de Machico tem muito mais força histórica que o dia do Senhor dos Milagres.

"Estamos a estudar a hipótese de alterar o dia do concelho para um dia mais marcante na história de Machico e não tanto num dia religioso. O Senhor dos Milagres é uma festa religiosa. O dia do concelho é celebrado nos Paços da Câmara e não tem nada que ver com a festa religiosa, que continuará a ser a principal de Machico".

Para o autarca, o feriado municipal até poderia manter-se no dia da Festa do Senhor dos Milagres. Uma alteração que a efectivar só acontecerá em 2011. "Se for para mudar não será este ano. 2010 servirá para alimentar o debate sobre o assunto. Só para 2011 se a ideia tiver grande aceitação é que poderemos avançar com essa decisão", reforça o autarca.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos