Turistas regionais esperam pela Páscoa e passam o Carnaval no arquipélago
Data: 05-02-2010
As agências de viagens madeirenses e diversos hotéis e restaurantes regionais voltaram a atacar este ano o 'Dia dos Namorados', que se assinala no próximo dia 14 de Fevereiro, como um dos temas mais agressivos das suas campanhas de promoção neste início do ano.
Diversos agentes de viagens prepararam ofertas específicas para os mais românticos. O facto da celebração coincidir com um domingo, os programas foram pensados para um fim-de-semana, o que em termos de programação impulsiona pacotes mais dilatados, verificando-se a inclusão de algum valor acrescentado, já que são sugeridos outros serviços, nomeadamente ao nível dos Spas ou jantares românticos, numa perspectiva de maior agrado para os 'namorados', que encaram a perspectiva de um fim-de-semana mais interessante.
Há programas para todos os gostos e algibeiras, desde os hotéis de luxo do Funchal até aos estabelecimentos hoteleiros em espaço rural, no interior da ilha, bem como uma proposta de fim-de-semana no Porto Santo, com viagem, que pode ser de barco ou de avião, tudo dependente das opções dos compradores.
Ao nível da restauração há também menús criados especialmente para esse dia e, também, os empresários deste sector aprenderam, com a procura dos últimos anos, que há mercado para este tipo de eventos. As celebrações do 'Dia dos Namorados' chegou à hotelaria há poucos anos. Trata-se de uma prática importada de alguns países da América Latina, onde estas celebrações são potenciadas a esse nível, e são sempre motivo de um bom negócio a nível comercial, pois as campanhas são feitas também com preços interessantes para cativar esse segmento de mercado. Uma atitude que não é desprezível, já que o casal que se der bem no local que escolheu é capaz de repeti-lo por algumas vezes, como acontece com alguma frequência em estabelecimentos hoteleiros regionais fora da área do centro do Funchal.
O negócio das afectividades está também em alta deste lado do Atlântico, e na Madeira, segundo a maioria dos agentes de viagens e dos hoteleiros contactados pelo DIÁRIO, esta celebração é uma oportunidade interessante num mês que, de uma maneira geral, as reservas são fracas. Apenas a semana do Carnaval, quando integra o calendário de Fevereiro, agita a fraca ocupação que caracteriza a época.
Pouco dinheiro para passear no Carnaval
O Carnaval é também uma época propícia a viagens. No caso da Madeira é mais para importar turistas do que para exportar turistas.
Os madeirenses não ganharam ainda o hábito de sair de férias nesta época. Além de não existir o hábito, as condições económicas das famílias regionais, como acontece em todo o País, não permitem grandes despesas.
Luciano Jardim, director-geral do maior operador regional de viagens de férias, disse ontem ao DIÁRIO que o tráfego de Carnaval é quase inexistente. Há três anos a empresa organizou uma viagem a Grã Canária, onde o Carnaval é conhecido também pela sua animação e cartaz turístico. Fretou para tal um avião à SATA Internacional. Mas daí para cá não tem havido procura que justifique a opção por novo fretamento. Além do mais, a Madeira é actualmente servida por quatro voos regulares semanais (dois da SATA Air Açores e dois da Binter Canarias), pelo que há capacidade suficiente para a procura existente.
Nas outras agências de viagens verificam-se algumas vendas de pacotes para o Brasil, entre clientes de melhor poder económico e também algumas dezenas para a estâncias de neve, um produto que tem ganho aderentes na Madeira, nos últimos anos.
DM Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos