Depois da Ponta do Sol e Câmara de Lobos, 2010 é o ano de Santa Cruz organizar série de eventos
Reunido, ontem, na Quinta Vigia, sob a presidência de Alberto João Jardim, o conselho de Governo fez saber que resolveu atribuir o título de “Município da Cultura da Região Autónoma da Madeira em 2010” ao concelho de Santa Cruz.
Segundo o comunicado emitido no final da reunião, “não foram apresentadas quaisquer candidaturas pelos municípios, pelo que pode o Governo Regional convidar um município a desenvolver acções nos domínios e de encontro aos objectivos do município da Cultura”. Ora, depois da Ponta do Sol e Câmara de Lobos, a escolha recai agora sobre Santa Cruz. “Considerando a importância e a necessidade da atribuição ininterrupta do título Município da Cultura a um dos municípios da Região, pelo elevado destaque cultural para o município e para a Região” e “que estão concluídas as diligências necessárias para o efeito, designadamente, o respectivo convite ao município, a apresentação do programa, a sua apreciação e aprovação, o conselho de Governo resolveu atribuir o título de Município da Cultura da Região Autónoma da Madeira, em 2010, ao município de Santa Cruz”, pode ler-se no comunicado distribuído no final do encontro aos jornalistas.
Recorde-se que a criação do título de Município da Cultura da Região Autónoma da Madeira foi instituído através do Decreto Legislativo Regional n.º 5/2007/M, de 12 de Janeiro, tendo em conta a importante função que a cultura desempenha como factor de inclusão social e de manutenção e consolidação da identidade dos madeirenses, mas também como factor contributivo no desenvolvimento do vector ecónomico.
O Governo Regional da Madeira procura, de uma forma regular e efectiva, exercer e promover a descentralização cultural, deslocando dos grandes centros o pólo dos movimentos culturais para levar o seu potencial e visibilidade a todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira. Procura também criar atractividades locais para o público em geral, sobretudo valorizando o património cultural de um povo.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos