sábado, 4 de abril de 2009

Projecto de Requalificação do Cabo Girão

As obras de requalificação do Miradouro Cabo Girão vão começar brevemente , aquele que é o promontório mais alto da Europa e o segundo mais alto do mundo, que recebe em media 1800 turistas por dia vai sofrer uma grande mudança para melhor.







A cargo da Direcção Regional de Infraestruturas e Equipamentos, a obra compreende a criação de novas acessibilidades automóvel e pedonal, o tratamento paisagístico de todo o espaço e a construção de um edifício que englobará um Posto de Imformação Turistica, Centro de Exposições, Cafetaria, Lojas e Instalações Sanitárias.
Mais a intervenção mais marcante terá como objecto o própio espaço do miradouro, que será ampliado, através de uma estrutura em aço com pavimento em vidro, que acentuará a sensação de altura em relação ao mar.
A imagem original da sua construção foi, entretanto, mantida, nomeadamente no que diz respeito ao desenho e implantação do miradouro. A grande alteração, contudo, será a execução de um corpo balançado sobre a falésia, em torno dos elementos existentes, todo em ferro e com o pavimento da zona central em vidro o que dará a sensação de se estar suspenso no ar.
Ao longo de todo o percurso pedonal, o visitante poderá descobrir, ainda, os vários espaços e pontos de vista que o local oferece. Escondidios atrás dos muros de pedra característicos da Região, os volumes maioritariamente de vidro cumprem as funções de instalações sanitárias, posto de turismo, centro de exposições, cafetaria e lojas.
O posto de turismo e o centro de exposições utilizam o mesmo edifício, sendo este um espaço amplo e polivalente, protegido do exterior e que usufrui de um pequeno lago com uma queda de água .
A Cafetaria terá uma esplanada suspensa sobre a ravina, de onde se poderá mais uma vez, apreciar a espectacular paisagem oferecida pelo local.
As instalações sanitárias estão dissimuladas sob o terreno e entre os murros de alvenaria de pedra , tendo, no entanto, iluminação natural zenital através de clarabóias.
As lojas são pequenos espaços com cerca de 6m2, onde cada vendedor poderá expor os seus produtos.
Consciente da grande afluência de público àquele local e das dificuldadesresultantes dessa procura, a Secretaria Regional do Equipamento Social equacionou, ainda a melhor solução para resolver os estrangulamentos pontuais verificados .
Desta forma, o projecto inclui a alteração do traçado existente, de modo a serem construídos estacionamentos para 31 viaturas ligeiras, 7 autocarros e 3 Mini-Bus.









A uma estrutura parecida nos USA
O Skywalk do Grand Canyon





Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos