sexta-feira, 3 de abril de 2009

Último apelo para salvar o Rodrigo

Transplante tem de ser feito até Daqui a duas semanas mas ainda não há um dador
Data: 03-04-2009

Rodrigo, o bebé madeirense de oito meses a quem foi diagnosticada uma leucemia linfoblástica aguda às seis semanas de idade, precisa de receber um transplante de medula dentro de pouco mais de duas semanas, para poder sobreviver.

Com o prazo que foi dado pelos médicos quase a terminar, a família e os amigos de Rodrigo e dos pais, Pedro e Orvídia Sousa, estão a fazer um último apelo à população da Madeira e do país para que se inscrevam como dadores de medula óssea.

O objectivo é encontrar o mais rapidamente possível um dador compatível com o bebé.

Os apelos da família começaram no final de Janeiro passado e desde então formou-se uma grande corrente de solidariedade na Região: em dois meses, de 199 dadores madeirenses registados, passou a haver quase três mil. Infelizmente, nem entre os dadores da Região, nem entre os dadores registados em todo o país (cerca de 150 mil) foi encontrado alguém compatível a 100% com o Rodrigo. Mesmo no caso dos pais do bebé, a compatibilidade não foi além dos 50%.

A família e os amigos do Rodrigo ainda acreditam que possa haver alguém compatível e que possa dar ao bebé aquilo que ele precisa para se salvar. É por isso que apelam a todos para que se faça "um último esforço" e se inscrevam como dadores no banco de sangue do Hospital Central do Funchal. Boca em boca, porta a porta, por meio de cartazes afixados em paragens de autocarros ou em escolas, nos meios de comunicação social, por e-mail, telefone ou mensagem escrita, o pedido de ajuda é relançado agora.

Nos objectivos da família está também um contacto com o Paço Episcopal do Funchal para que, durante o fim-de-semana, se apele à participação das pessoas nas várias missas celebradas por toda a Região.

Para ser dador basta ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 quilos e gozar de boa saúde. Doar medula não dói e pode salvar uma ou mais vidas. Como diz a família do bebé, hoje é o Rodrigo que precisa de ajuda, mas amanhã, muitos mais e outros 'Rodrigos' podem precisar de um transplante de medula óssea.


(Texto DN Madeira)

Nota do Autor: Eu sei que este Blog é novo e ainda não tem visitas, mais se verem esta noticia e tiverem possiblidades de ajudar não custa e podem salvar uma vida

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos