segunda-feira, 6 de abril de 2009

Novo Autosilo e Espaços de Animação e Lazer do Porto do Funchal







Andamento das Obras



(Foto Blog Farinha-Ferry)

Reconversão do agora denominado cais norte levou a intervenção de fundo
Vice-presidência oferece um porto para o Séc. XXI





A Sociedade Metropolitana de Desenvolvimeno continua a desenvolver as obras do porto do Funchal, onde o cais norte começa a ganhar forma aos olhos dos funchalenses.
O porto do foi e continua a ser o principal porto da Região e com a entrada em funcionamento do porto do Caniçal as funções de natureza portuária daquele espaço ficaram reduzidas ao movimento de passageiros, com grande preponderância dos cruzeiros.
No Plano Director Municipal do porto, cujas obras estão actualmente em execução está previsto, essencialmente a actividade de transporte de passageiros e actividades de natureza lúdica e de animação, concentrando-se esta maioritariamente, mas não exclusivamente no agora denominado Cais Norte.
Por decisão do Governo Regional a concretização destas duas actividades deverá ser feita em conjunto pela Administração de Portos da região Autónoma da Madeira e pela Sociedade Metropolitana de desenvolvimento, S.A, esta na área das actividades lúdicas e de animação.
Depois da fase de consultas, apresentações e de recolha de opiniões, pareceres e orientações, envolvendo-se profissionais nacionais e estrangeiros de elevado reconhecimento, a região está, presentemente, a avançar com as obras saídas do projecto de Manuel Salgado, que já estivera envolvido em espaços como os da Expo98, no Parque das Nações.

Edifício mantém zonas de lazer

Assim, haverá um parque com estacionamento para 500 viaturas, na cota inferior à Avenida Sá Carneiro, ficando num plano superior a animação, recreio e lazer. Esta solução permite criar uma separação natural das actividades, o que evita a colocação de barreiras físicas, que visualmente causam um efeito negativo.
Outra das vantagens desta obra é que a Avenida Sá Carneiro passa a ter um perfil muito semelhante ao da Avenida do Mar, que lhe ficva contígua, com duas faixas de rodagem em cada sentido, introduzindo-lhe uma imagem mais fresca e digna.
Outra das novidades deste projecto que o engrandece significativamente é a garantia de que o tráfego pedonal, quer dos turistas que desembarcam na "Pontinha", quer dos que se deslocam a partir da rua Carvalho Araújo, se faz com uma vista agradável, sob as árvores ou, em alternativa, passar pela ampla Praça do Mar, onde não circulam automóveis.

Milhares de metros em intervenções

O projecto permite ainda que se concentrem serviços e comércio num único edifício, que a norte, ou seja, do lado do Parque de Santa Catarina, ficará separado das faixas de rodagem por amplos passeios e jardins. Por seu lado, a sul, a praça que separa a zona de lazer do "mar" é ampla e proporciona perspectivas de paisagens normalmente não vistas do Funchal.
Quanto a áreas, o porto terá cerca de 14.500 m2 de arruamentos e rotundas, 18.500 m2 de passeios e jardins, cerca de 3.500 m2 reservados ao edifício de comércio e serviços e mais de 7.200 m2 reservados á Praça do Mar.
A cidade do funchal vai passar a ter, depois de concluída a obra, uma porta de entrada que poderá, finalmente, dar mais competividade ao mercado de cruzeiros, uma aposta do Governo Regional em termos de promoção turística desta ilha do Atlântico.


(Texto Jornal da Madeira)

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