quarta-feira, 8 de abril de 2009

Hospital pode ter prémio em Londres

Certificação de qualidade garantida pelo «Health Quality Services», falta saber distinção máxima







O Presidente do Conselho de Administração do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. vai representar o Hospital Central do Funchal, no final deste mês, na entrega de certificado do sistema de acreditação pela Caspe Healthcare Knowledge Sistem (CHQS) em Londres. Mas, mais do que isso, Almada Cardoso pode trazer na viagem de regresso, o prémio máximo da categoria dos hospitais fora de Inglaterra que chegaram a esta etapa de cerficiação. Uma espécie de «Oscar».
Este processo iniciou-se em 2002, numa altura em que aquela organização se designava por «King's Fund», e tinha por objectivo a melhoria contínua dos cuidados de saúde e a obtenção da acreditação por parte daquele conceituado organismo internacional.
O processo avançou positivamente ao longo de 7 anos e a 29 deste mês, num certame que vai reunir mais de 100 directores de unidades de saúde e líderes de opinião do sector, será feita, oficialmente, a entrega de um documento comprovativo de que o Hospital Central do Funchal cumpre a totalidade dos critérios do "Manual de Acreditação" daquele sistema. A entidade levou a que, no âmbito deste processo de melhoria contínua da qualidade, fosse assumida a implementação de um Sistema de Gestão pela Qualidade no Hospital.
A uniformização das práticas, o reforço do planeamento e integração de acções, a criação de sistemas integrados de gestão da qualidade, desenvolvimento e actualização dos profissionais de forma integrada e consistente e aumento da transparência das organizações são alguns dos objectivos da acreditação da qualidade foram objectivos perseguidos pelos responsáveis e no final de 2005, o Hospital Central do Funchal obteve a acreditação provisória. O processo foi continuado com a adesão, em Julho de 2006, ao novo Manual de Acreditação do Health Quality Service ( ex- Kings Fund), tendo o HCF sido sujeito, pela entidade acreditadora, a duas Auditorias Externas Organizacionais (2003 e 2007), duas Auditorias Externas Focalizadas (2005 e 2008) e o envio de um Relatório de Progressos (2005).
Este processo culminou com uma auditoria documental, em Setembro de 2007, no âmbito do novo Manual de Acreditação, a que se seguiu a realização de uma Auditoria Externa por parte do Health Quality Service.
Depois de todo este processo, em Fevereiro de 2008, o Serviço de Saúde da RAM recebeu o relatório nos termos do qual o Hospital Central do Funchal cumpria efectivamente os já referidos 93 por cento dos critérios definidos no manual de acreditação.
Os restantes sete por cento tinham, contudo, uma importância acrescida em termos de relatório final de acreditação, dado que eram resultado de questões estruturais e funcionais extremamente importantes.
Para a conclusão do processo de certificação foi realizada em Outubro último pelo «CHQS» uma nova auditoria externa sobre alguns critérios, tendo esta entidade certificadora concluído que já estavam plenamente cumpridos.
É no desenrolar de todo este processo que a Região pode receber, agora, o «Oscar» da Qualidade Hospitalar, numa cerimónia que decorre num edifício medieval que é um dos mais emblemáticos de Londres.
Esta cerimónia, denominada «Top Hospital Awards» realiza-se pela nona vez, distinguindo os serviços de saúde de muitos hospitais espalhados pelo mundo, que se encontram por uma noite na capital britânica.
Neste momento, o Serviço de Saúde da RAM está a dinamizar o processo de acreditação dos Centros de Saúde.


(Jornal da Madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos