domingo, 12 de abril de 2009

Privados à espera na Ponta do Sol

Expansão da vila para norte é essencial para novos investimentos











Privados aguardam por expansão da vila a norte


Há privados interessados em investir na Ponta do Sol, logo após a conclusão do Plano de Expansão da vila a Norte. A canalização da ribeira está concluída, sendo que o Governo Regional já deu início à construção do túnel e da estrada que vai estender o centro da Ponta do Sol. O facto do vale ser estreito fez com que o executivo madeirense, bem como autarquia, tivessem que pensar no alargamento do centro da localidade para norte devido à falta de espaço para edificar infra-estruturas importantes para o desenvolvimento do concelho, como a escola, o pavilhão gimnodesportivo, a piscina, o centro de saúde que já se encontram concluídos e ainda edifícios para habitação que acabam por estar ligados ao centro com a rotunda.
O presidente da Câmara da Ponta do Sol, Rui Marques, garantiu que existe empresários interessados em desenvolver naquele concelho os seus negócios, mas estão a aguardar que o plano de expansão fique concluído. Sem querer adiantar as áreas em que há empresários interessados, Rui Marques salientou que o turismo pode vir a ser desenvolvido após as novas obras, bem como o comércio.
Este é um projecto que foi adjudicado por cerca de 4,827 milhões de euros e contempla a canalização da ribeira, que já foi realizada e a nova estrada já foi começada e será a futura ligação para os Canhas. A estrada terá 1.100 metros de extensão, com um túnel de 100 metros e ainda uma rotunda.
A norte, será também construída uma nova escola básica do primeiro ciclo, que irá substituir a actual que funciona no centro da vila sem grandes condições para as crianças. As infra-estruturas vão desenvolver-se numa extensão de 1.100 metros a norte da Estrada Regional 222 (antiga 101), acima da actual fábrica de banana.

Caminhos municipais são prioridade até final do mandato

O município da Ponta do Sol já está dotado de uma rede viária principal, faltando agora os acessos que ligam os vários sítios nas zonas altas do concelho. Em 2007, a autarquia deu início à construção de pequenas acessibilidades e ao alargamento de veredas para servir a população da Ponta do Sol. Este foi um projecto que continuou no ano passado e, neste momento, a autarquia tem em execução oito caminhos municipais. Na freguesia da Ponta do Sol, está em execução o caminho da Levada da Vargem e Lombada; a segunda fase da rua do Pico das Tabaibeiras; o caminho de São Caetano às Terças e da Ingriota. Está também a ser feito o caminho do Salão ao Lombo de São João e nos Canhas o do Lombo do Alho e da Fajã. Na Madalena do Mar, está a ser construído o caminho das Capelas.
«Até à conclusão do meu mandato em Outubro, a prioridade passa pela construção dos caminhos municipais», garantiu ao nosso jornal o presidente da Câmara Municipal, Rui Marques.
Além dos oito caminhos que estão em obras, a edilidade tem em estudo onze projectos de caminhos rurais que pretende lançar ainda este ano. A autarquia vai disponibilizar verbas para realizar obras de beneficiação e pavimentação do caminho entre o Barreiro e o sítio das Feiteiras, nos Canhas.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos