segunda-feira, 6 de abril de 2009

Vitória já tem obras no campo de futebol

Investimento de 50 milhões de euros já está a nascer no espaço do antigo campo de futebol
Data: 06-04-2009










Já arrancaram os trabalhos no antigo campo de futebol de Câmara de Lobos, situado junto à Central Térmica da Vitória, tendo em vista a ampliação do sistema electroprodutor da Madeira. Ali será construída uma nova nave, a terceira, a integrar este complexo da empresa Electricidade da Madeira (EM), onde serão instalados três grupos electrogéneos (motores) de última geração. Um investimento que ronda os 50 milhões de euros e que visa reforçar a capacidade desta Central.

Depois de alguns anos com o antigo recinto desportivo inutilizado, finalmente começaram as obras. "Só agora tivemos necessidade de avançar", justifica Rui Rebelo, presidente do Conselho de Administração da EM, que manifesta esperança de ainda este ano poder ter um dos três novos equipamentos operacional.

Preparado para gás natural
O responsável pela EM sustenta que o novo investimento procura atingir as metas em matéria de energias verdes. "A opção pelas energias renováveis é a grande aposta da política energética regional", daí o "ambicioso programa de investimentos no âmbito dos recursos endógenos, hídricos e eólicos". É neste contexto que, a par dos investimentos em energias renováveis, se torna indispensável avançar para a ampliação da Central Térmica da Vitória, como prioridade na estratégia energética no que concerne à segurança e fiabilidade do serviço prestado, permitindo, adicionalmente, "substituir, por fases, os grupos da nave I existente, já com 30 anos, portanto, com muitas horas de funcionamento e vida útil esgotada".

Este novo investimento tem uma associação directa com o gás natural, pois visa substituir a fonte de energia petrolífera (o fuelóleo), actualmente utilizada na produção térmica, por alternativas mais limpas. É nesse propósito que se desenvolve a ampliação da Central Térmica da Vitória, sendo que esta nova nave terá uma associação directa com a disponibilização do gás natural na Região.

As melhores tecnologias

A nave III terá uma estrutura de quase contiguidade às actuais. A questão ambiental institui-se como um dos aspectos centrais do investimento. "A nave III será dotada das melhores tecnologias disponíveis, cumprindo com os requisitos de qualidade ambiental aplicável", assegura Rui Rebelo. Foram consideradas "as melhores soluções relativamente aos vectores fundamentais de emissões atmosféricas e sonoras e serão utilizadas as tecnologias mais eficientes e limpas", que permitirão a redução substancial das emissões poluentes. Por outro lado, "a concepção do edifício e as respectivas soluções de ventilação serão optimizadas para minimizar as emissões de ruído e a incomodidade nas áreas mais expostas", apontou.

Em suma, "uma instalação exemplar", assegurou Rui Rebelo.

O novo investimento, além de assegurar uma maior fiabilidade no fornecimento de energia eléctrica, garantirá benefícios ambientais directos pela redução das emissões atmosféricas, da produção de resíduos, da carga poluente e das emissões sonoras.


(Texto e Fotos DN Madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos