domingo, 19 de abril de 2009

Cabo Girão “avança” até finais deste ano

A reabilitação do Cabo Girão avança até finais deste ano, garante o secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa.
O projecto irá valorizar a componente miradouro, com a introdução de elementos de transparência que acentuam a sensação de precipício. Ou seja, será criada uma plataforma de vidro, que permitirá às pessoas, ao olhar para baixo, observarem todo o promontório.
Por outro lado, proceder-se-á à organização e controlo de tráfego tanto pedonal como viário, a par da criação de acessibilidade a deficientes.
A empreitada inclui, igualmente, a organização dos espaços de venda, a criação de produtos temáticos de venda referentes ao miradouro e de livro de honra e certificados de visita e a iluminação artística da zona a dois níveis: para a zona terrestre e para que se torne um marco na acessibilidade à região pela via marítima.
Este projecto está orçado em cerca de 1,7 milhões de euros e implicará a demolição de algumas das estruturas actualmente existentes no local.
O projecto prevê também a criação de um parque de merendas e a requalificação da zona da capela.
A cargo da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos, a obra compreende a criação de novas acessibilidades automóvel e pedonal, o tratamento paisagístico de todo o espaço e a construção de um edifício que englobará um Posto de Informação Turística, Centro de Exposições, Cafetaria, Lojas e Instalações Sanitárias.
O posto de turismo e o centro de exposições utilizam o mesmo edifício, sendo este um espaço amplo e polivalente, protegido do exterior e que usufrui de um pequeno lago com uma queda de água.
A cafetaria terá uma esplanada suspensa sobre a ravina, de onde se poderá, mais uma vez, apreciar a espectacular paisagem oferecida pelo local.
As instalações sanitárias estão dissimuladas sob o terreno e entre muros de alvenaria de pedra, tendo, no entanto, iluminação natural zenital através de clarabóias.
As lojas são pequenos espaços com cerca de seis metros quadrados, onde cada vendedor poderá expor os seus produtos.
O projecto inclui a alteração do traçado existente, de modo a serem construídos estacionamentos para 31 viaturas ligeiras, 7 autocarros e 3 mini-bus.








Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos