quarta-feira, 29 de abril de 2009

Televisão Digital começa a funcionar na Madeira

TDT vai permitir disponibilizar mais canais e mais funcionalidades





A Televisão Digital Terrestre (TDT) começa a funcionar a partir de hoje na Madeira, num total de 10 a 12 localidades a nível nacional, segundo garantiu a distribuidora do sinal, a Portugal Telecom (PT). Esta nova plataforma vai permitir mais canais gratuitos e serviços interactivos, além de som e imagem com qualidade superior à actual. Para quem já tem serviços e canais por subscrição, como a televisão por cabo ou por satélite, a introdução da TDT não terá impacto.


Fonte da PT confirmou ontem ao JM que a Televisão Digital Terrestre (TDT) começa a funcionar a partir de hoje na Madeira, concretizando-se, assim, a anunciada passagem da plataforma analógica para a digital. Nesta primeira fase a TDT só irá abranger algumas localidades da Região, nomeadamente o Funchal.
Apesar de continuar a utilizar antenas, a TDT implica uma tecnologia digital mais avançada do que a actual (a analógica), permitindo uma utilização mais eficiente do espectro, o que significa que poderão ser emitidos vários canais em simultâneo numa mesma frequência, até agora reservada para um só canal, e com menores interferências, ou seja, com melhor som e imagem.
Além dos tradicionais canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), a TDT vai permitir disponibilizar mais um canal nacional generalista, o quinto canal - ainda não atribuído - e entre 15 a 20 canais nacionais e 35 a 45 canais regionais, na sua versão por subscrição (a implementar numa segunda fase). Além destes canais, a TDT disponibilizará um canal em alta-definição (HD) gratuito, cujos conteúdos serão partilhados pelos outros operadores. A TDT permite ainda funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam serviços avançados de informação e outros serviços interactivos. A recepção do sinal digital de televisão necessita de equipamento próprio, seja um televisor capaz de receber sinal digital, seja um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264. O preço dos descoficadores mais simples ronda os 50 euros.
Refira-se que para quem já tem serviços e canais por subscrição, como a televisão por cabo ou por satélite, a introdução da TDT não terá impacto.
Na Região, o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Recursos Humanos, tem acompanhado o processo de implementação de TDT, tendo por objectivo assegurar não só a progressiva migração da tecnologia analógica para a digital, mas também o acesso gratuito dos canais generalistas de televisão na Madeira.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos