sexta-feira, 24 de abril de 2009

Caniçal é líder nacional no investimento privado


(Foto Jorge Neves Alvez in Olhares)

A Em Portugal, a freguesia que mais investimento privado recebeu foi a do Caniçal. Só as 52 empresas que estão instaladas na Zona Franca Industrial (ZFI) representam um investimento de 181 milhões de euros, valor registado a 31 de Dezembro de 2008, o que representa o triplo do registado no ano de 2000. A própria Socidedade de Desenvolvimento da Madeira, concessionária da referida zona, também tem investimento realizado naquela freguesia.
«A Zona Franca contribui de forma relevante para um desenvolimento sustentável da Região». disse Élvio Encarnação.
Esta uma das conclusões que tiraram os deputados da Comissão Parlamentar da Economia, Transportes e Turismo após a visita efectuada à Zona Franca, no âmbito das rondas que o Grupo Parlamentar do PSD tem efectuado.
O deputado social-democrata disse que a ida à Zona Franca teve por objectivo «receber mais alguma informação sobre esta componente importante do Centro Internacional de Negócios da Madeira».
Conforme explicou, a ZFI é uma área que foi concessionada à SDM. Tem cerca de 140 hectares e possibilita 400 mil metros quadrados de plataformas para empresas.
Neste momento, encontram-se 52 empresas instaladas, que vão desde o ramo alimentar a bebidas - só nessa área existem cerca de 10 empresas - energia, tabaco, petrolíferos e derivados, embalagens e plásticos, produtos químicos e cimentos, reciclagem, reparação automóvel, mobiliário e construção civil.
Élvio Encarnação disse que estas 52 empresas instaladas produzem, essencialmente para o mercado interno, mas, neste momento, cerca de 30 por cento da produção dedica-se ao mercado externo, designadamente ao mercado nacional.
Directamente, estas empresas empregam 820 pessoas. «Cerca de 50 por cento são do próprio concelho de Machico e, com alguma particularidade, da freguesia do Caniçal», acrescentou.
Outro dos destaques foi para «a forte vertente de uma preocupação ambiental que este parque tem».
A título de exemplo, Élvio Encarnação disse que o parque possui certificação ambiental do ISO 14001. «Tem vastas zonas verdes e jardinadas. Existe um forte controlo de resíduos, uma limpeza geral afincada e também uma monotorização que faz dos “outputs” ambientais das próprias empresas», acrescentou.
O deputado salientou também o facto de a SDM, designadamente a ZFI, «ter possibilitado a modernização de empresas do sector secundário que se encontravam, muitas delas, instaladas dentro da cidade do Funchal», como é o caso do Centro Logístico de Combustíveis da Madeira, que se encontrava na Praia Formosa.
Outra das vantagens foi a de ter possibilitado a vinda para a Região de novas actividades, como a produção de energia eólica, plásticos e químicos.
Quanto à SDM, o destaque foi para o papel social que esta desempenha. Contribuíu para a remodelação da biblioteca da Escola Secundária do Caniçal, atribui, anualmente, oito computadores aos melhores alunos do ensino básico e tem comparticipado em diversos projectos de iniciativa escolar.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos